Total de visualizações de página

Translate

Livro Escritores da Periferia

Livro Escritores da Periferia
Uma produção dos alunos da escola Edílson Façanha

terça-feira, 21 de janeiro de 2014



       BEM VINDOS a NOSSA ESCOLA!
Refeitório/corredores.
Corredores.
Área externa.
Para cada sonho, um ambiente acolhedor. Para cada chegada, um sorriso escancarado. Assim é a nossa escola Edilson Façanha.
Nossa escola.
Área externa.

Construída há cinco anos pelo Ex governador Binho Marques, a escola estadual de Ensino Fundamental Edilson Façanha localizada no bairro Calafate Capital Rio Branco Acre/ Brasil, tem uma arquitetura contemporânea e que ao mesmo tempo remete as construções dos antigos “barracões”  Casas que serviam de moradias principalmente para os proprietários de seringais.
Com corredores amplos e arejados, a escola tem também uma confortável quadra de esportes. Um amplo auditório e seu HALL, (Entrada),tem um ar de boas vindas incontestável. Nos espaços abertos tem palmeiras e muito verde.
É um lugar prazeroso pra se trabalhar e estudar. Porém, nada disso teria importância se dentro dessa escola não existissem vidas especiais. A equipe de servidores formada pelo atual Gestor Valdemir Nicácio, pode-se dizer que foi escolhida sob a mão de DEUS. São pessoas alegres, receptivas, e que estão sempre prontas para acolher, se solidarizar, e receber carinhosamente alunos, pais, visitantes e comunidade.
Quadra de esportes
Entrada

Da servente, a gestão pedagógica e administrativa, a política da boa convivência é a mesma. Os estudantes são a razão principal de toda essa existência física e humana
área externa.
  e isso faz todo sentido para os servidores que sabem respeitosamente criar laços de afetividade fazendo do dever de servir, a missão rigorosa de saber se doar. Essa é a escola que amamos. Essa é a escola que mais uma vez, estará com o coração em festa para receber os novos e antigos alunos que estarão adentrando em seu portão no dia 17 de Fevereiro/2014, para o cumprimento escolar de mais um ano letivo.
Nossa escola, nosso orgulho.
Que venham nossos novos amigos. Que retornem nossos antigos amigos. O certo é que estaremos felizes por poder dizer mais uma vez: como é bom tê-los novamente no nosso convívio. Os espaços da nossa escola continuam esperando para serem  usados por todos vocês no decorrer de mais um ano de muita paz, amor e realizações no campo da aprendizagem e dos conhecimentos diversos.


 
                                                                          
                                           BEM VINDOS!

área externa/refeitório

terça-feira, 14 de janeiro de 2014



Você deixou saudades!
Foram quatro anos de convivência em que diariamente pudemos contar com a preciosidade da sua companhia. Seu jeito calmo, educado, e de quem estuda de fato para superar todo e qualquer obstáculo, foi uma lição de vida para todos nós que em todo esse tempo, compartilhamos do seu dia a dia.
Fabrício em sala de aula com seus colegas
Sonhamos com você, superamos com você, e nos dedicamos a você. Um amor recíproco que tanto nos mostrou o que é a verdadeira capacidade de vencer obstáculos e sonhar sem limites por um dia sempre melhor e mais vitorioso.Essa declaração é apenas uma forma de dizer: obrado a você Fabrício por nos ter dado a oportunidade de conviver inclusive com a sua linda história de superação e sucesso até mesmo nos esportes. E é com orgulho que faremos um relato dessa estrada trilhada por você até aqui.
Fabrício na sala de recursos com a prof. Iracema
Sabrino Fabrício de França de 18 anos é natural do município de Tarauacá estado do Acre. Nasceu com hidrocefalia. Uma cirurgia para corrigir o problema quando tinha apenas três anos, tirou sua visão. Viveu em Tarauacá até 2005 quando conheceu o presidente do Lar dos deficientes Visuais do Acre Alcides Bento que estava em visita no local e foi convidado a vir estudar em Rio Branco. Até então, Fabrício era analfabeto. Fabrício aceitou o convite e veio morar em Rio Branco  na casa do próprio presidente. Com recursos e especialistas na sua deficiência visual, passou a ter como uma das suas professoras a própria esposa de Alcides Professora Iracema. Fabrício deu início a uma verdadeira batalha para superar o tempo perdido. Por quatro anos, estudou na escola estadual de Ensino Fundamental Edilson Façanha localizada no bairro Calafate Rio Branco Acre/Brasil. Nessa escola, Ele concluiu o Nono ano e no Dia 27 de Dezembro, Teve a felicidade de juntamente com outros oitenta e um alunos, receber o seu diploma.
Fabrício, dir. Nicácio e  prof. Iracema na entrega do diploma.

Nesses quatro anos de convivência, Fabrício conquistou a amizade e o carinho de todos os funcionários da escola. A sua saída foi lamentada e com certeza deixou saudades. “Foi muito bom ficar aqui onde concluí o Ensino Fundamental. Levarei recordações de muitas alegrias. Foi uma convivência feliz e muito boa. Direção e professores foram ótimos, maravilhosos; Sentirei muitas saudades. Por mim não sairia, mas é o jeito a escola só oferece até o Nono Ano”.  Desabafou Fabrício.
Quanto à professora Iracema sua “mãe” acolhedora ele disse o seguinte:  “Ela é minha amiga, minha mãe, a pessoa que me ajudou e me incentivou nos estudos junto com o seu esposo Alcides Bento. Moro com eles desde os dez anos de idade. Vale destacar que Fabrício também é atleta. Ele joga futebol e já acumula algumas medalhas. Em 2009, ficou em primeiro e segundo lugar no Campeonato Acriano Estadual de Futebol para Deficientes Visuais. Em 2012 e 2013, representou o Acre nos estados de Goiás e Brasília. Esse espetacular campeão da bola também pretende fazer belos gols no judiciário. Fabrício quer se  formar em direito.
Quanto ao preconceito pela sua condição visual, Ele resume dizendo: “Pra mim é normal. Já me acostumei. Sei que existe, mas sinceramente não convivi com essa realidade especificamente, mas sei que existe”.
Decoração do salão em que Fabrício foi diplomado
É!... Campeão, você já pode se considerar um verdadeiro vencedor pelo seu caráter, a sua inteligência, o seu carisma, a sua dedicação, mas principalmente, a sua grande força de vontade que o fez superar todas as barreiras e a cada ano de estudo concluído, o faz um merecido vencedor.
Fabrício e o seu eterno sorriso sempre de bem com a vida.
Nós, equipe desse blog, Direção, coordenadores, professores e funcionários da escola Edilson Façanha, só agradecemos a Deus pela oportunidade que ele nos deu de poder conviver com você por quatro anos. Convide-nos para a sua formatura do curso de direito. Com certeza estaremos lá tão felizes quanto você! Até Breve!             

domingo, 12 de janeiro de 2014



A gente se encontrou...
Vitória deitada na rua
Era uma tarde igual a qualquer outra. Perto das cinco, saí do meu conforto (trabalho) e fui até o portão. Meus olhos de imediato buscaram uma imagem triste e que mexeu com todos os meus sentimentos. Era Novembro de 2013.

Estendida na rua estava uma cadelinha vira-lata. Seu corpo imóvel já não conseguia mais levantar. Ainda consegui alimento e lei até ela que apenas levantou a cabeça e comeu um pouco. Em seguida, deitou-se novamente. Estava sem forças, sem energia para sair do lugar. 
Era sol de fim de inverno que é sempre muito quente e o asfalto colaborava para que o calor fosse ainda mais insuportável.

Olhei-a e não me vi voltando pra casa deixando-a estendida na rua. Consegui uma caixa de papelão e a trousse em meus braços. Ela estava exausta e se quer reagiu aquele contato. Afinal, era a primeira vez em que ela me via. Em casa, dei-lhe o nome de vitória.
Primeiros cuidados: preparar-lhe uma cama confortável, ração de qualidade, e água limpa e fraquinha todos os dias. Em seguida a vermifuguei.
Vitória estava completamente anêmica. Ela dormiu por mais de uma semana. Só acordava para comer, beber, e eu levá-la para fazer suas necessidades fisiológicas.
Passado mais de um Mês, minha “menininha” se recupera muito bem. Engordou, e já demonstra toda a sua alegria com o novo lar.
Em breve, postarei fotos da minha “princesinha” de pelos brancos para que os meus queridos leitores possam vê-la.
Às vezes até sou criticada por essas atitudes. Mas o que importa se cada vez que faço isso sinto paz no meu coração? Afinal, o que levamos da vida se não as ações de solidariedade seja para um animal seja para uma pessoa? E aqui eu! Feliz com vitória e tenho certeza, vitória muito feliz comigo.



Agradeço a todos os funcionários da  minha querida escola Edilson Façanha pelo apoio e  solidariedade demonstrada no momento em que decidi adotar vitória. E por essa razão, estou publicando no blog o final feliz dessa historia.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014



       

A emoção do ADEUS nas palavras 
          
Em cada momento da vida, procuramos registrar as emoções através do dom que Deus. Não importa a forma que usamos para expressar a essência do sentimento da alma. O importante é que temos uma infinidade de ferramentas para registrar o que representa a dor, a alegria, a tristeza, a saudade, a despedida.
No último
Bolo dedicado aos formandos
dia 27 de Dezembro na formatura dos alunos do Nono Ano da escola estadual de Ensino Fundamental Edilson Façanha Rio Branco Acre/Brasil, foram às palavras que contagiaram a cerimônia dos 82 formandos. Entre discursos de agradecimentos e despedidas, a emoção da noite ficou por conta das escritas que a equipe responsável pela manutenção desse blog descreve agora:

“Este é um momento solene que resgata em nós a esperança e a fé, quando em meio a tantas desventuras e desilusões vemos pessoas buscando seus objetivos, acreditando que podemos ter um mundo melhor.
Prof. Élcio cerimonial
Por essa tão importante conquista, devemos agradecimentos especiais a todos que, de uma forma ou de outra, nos apoiaram, nos carregaram nos momentos difíceis e nos fizeram chegar até aqui. Primeiramente um agradecimento a Deus, que nos deu forças para fazer de cada tristeza uma alegria; para fazer de cada derrota uma vitória e de cada fraqueza uma força para continuarmos lutando. “A todos vocês aqui presentes, o nosso abraço de carinho, nosso reconhecimento, o nosso MUITO OBRIGADO”!
Prof. ÉLCIO MARIANO Chefe de cerimônia.

Em seguida, as emoções das palavras continuaram com a leitura do orador da turma: “Nesse momento queremos agradecer a Deus por nos conceder saúde, inteligência e nos dar essa oportunidade que estamos tendo. Aos nossos pais, nossos verdadeiros amigos, companheiros ou confidentes, que hoje sorriem orgulhosos ou choram emocionados, queremos dizer que se hoje estamos aqui, é por que vocês nos deram como prêmios o direito de viver, e com todo carinho e amor nos preparam para enfrentar o mundo. Aos nossos professores, um agradecimento especial pela dedicação e paciência que tiveram conosco, nosso muito obrigado! À direção da nossa escola, obrigado pelo carinho com que sempre nos acolheu e por terem criado essa escola amiga, aconchegante, e competente.
Lucas orador da turma
Aos demais funcionários, nosso abraço de agradecimento. Vocês também fazem parte desse time. Colegas, sabemos que foi um pouco difícil enfrentar as dificuldades desse ano, mais tivemos muitas realizações e cada um de vocês ficará em nossos corações. Ficam aqui os nossos agradecimentos. Um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de alegrias para todas as famílias aqui presentes. Boa Noite! “Obrigado”!
LUCAS BRILHANTE  orador da turma.

“Boa Noite a todos! É com muita honra que nós, formandos, homenageamos a vocês, professoras ANGELA PAULA e SIMONE. Vocês são pessoas meigas e batalhadoras. Com o carinho
Prof. Simone homenageada
demonstrado e a força de vontade, São consideradas excelentes e grandes mestras.É graças a vocês e a outros professores que chegamos até aqui. Professora ANGELA e Professora SIMONE queremos lhes dizer que todos na vida tem um anjo para ajudá-los em sua caminhada para o futuro, e esse anjo em nossas vidas nesse período em que estivemos juntos foram
Prof. Angela homenageada
vocês duas.
Ana C. Hom. aos professores
Agora podemos caminhar um pouco mais além, por que vocês nos mostraram que quem batalha consegue. Pois nada na vida é de graça. Temos  que lutar para ganhar.  E a cada dia poderemos caminhar mais e mais até alcançar o nosso objetivo final.“Vocês são especiais para todos nós”!
  ANA  CAROLINA AMORIM  escolhida pelos colegas para fazer a leitura da homenagem as professoras.

“Vencemos mais uma etapa, recebemos mais uma conquista. A vitória está em nossas mãos. Já começamos a sentir o gosto do sonho realizado. Agora, só depende de fazermos as escolhas ce3rtas. Então, nesse momento,
Ramon Juramento da turma
diante de todos os presentes prometemos; Ouvir os bons conselhos; Zelar pelo bem estar do corpo e da alma; Pensar antes de agir; e, principalmente nunca parar de estudar... Pois só assim veremos o sonho realizado! “Assim prometemos”!
RAMON NERI - escolhido pelos colegas para fazer a leitura do juramento.
A escola Edilson Façanha, sente-se honrada em poder compartilhar este momento com todos vocês, sabendo que, hoje, no final de mais uma etapa da caminhada, percebemos que já conhecem o rumo da sabedoria que é essencial para desempenharmos bem o nosso papel de cidadãos o nosso papel de verdadeiros seres humanos. A vocês, formandos, jamais considerem seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade
Discurso do Gestor V. Nicácio
invejável, para seu próprio prazer pessoal e para proveito da comunidade à qual seu futuro trabalho pertencer. A escola Edilson Façanha continua sua missão de formar cidadãos conscientes e livres, enquanto cada um de vocês continuará sua jornada e nós estaremos aqui aguardando o momento de comemorar com vocês, mesmo à distancia, muitas outras vitórias futuras. “PARABÉNS”!
 VALDEMIR NICÁCIO   Gestor. 

“Toda a realização só acontece se você der o primeiro passo. Qualquer projeto só se finaliza se você tiver a coragem de iniciá-lo. E hoje cada um de vocês vive um momento de vitória, um momento de sucesso, por que tiveram a coragem de dar os primeiros passos, tiveram a força de superar os primeiros obstáculos. É preciso termos sempre muita dedicação, disciplina, e força de vontade para que tudo aquilo que desejamos, tudo aquilo com que sonhamos, possa se concretizar, possa se realizar.A escola Edilson façanha agradece a presença de todos e os convida para um coquetel. Parabéns a vocês formandos! ... Vocês são especiais! tenham todos uma boa noite! 

 Encerramento da cerimônia lida pelo Prof. ÉLCIO MARIANO.
Encerramos essa matéria com uma imagem que representa com certeza a emoção vivida por  todos os pais. Após o recebimento do diploma, o aluno Ramon debruça sua emoção sobre os ombros do pai que o acolhe em seus braços com carinho e ternura.
Nem é preciso palavras...