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Livro Escritores da Periferia

Livro Escritores da Periferia
Uma produção dos alunos da escola Edílson Façanha

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Classificados para obmep segunda fase

    Foi feito prova da Obmep no dia dois (02) de junho de dois mil e quinze (2015) e com o resultado em mãos foi feito uma entrevista com três alunos dos que passaram sendo que no nível um (1) sexto e sétimo ano passarão vinte e três (23) alunos  e o nível dois (2) oitavo e nono ano dezenove (19) alunos tendo assim a quantia de quarenta e dois (42) aprovados para a segunda fase.
    Sendo os alunos: Rodrigo Verus da Silva de quinze (15) anos, Bárbara Falque de Araujo de catorze (14) anos e       Gabriel de Souza Torres de (14) anos. Foi perguntado aos alunos requeridos através de que e como eles estudaram para a primeira fase? Segundo os alunos eles se basearam em algumas aulas da professora Ângela (matemática) ela lhes passou o necessário para se estudar e entender a como fazer a prova.Eles também ressaltaram que obtiveram algumas informações no site da obmep tendo assim mais chances de serem aprovados para a segunda fase pois buscaram meios para o estudo.A escola pretende fazer apartir de agora fazer uma oficina de matemática para ajudar os alunos a passarem para uma terceira fase.

     A escola Edilson Façanha deseja a todos uma boa sorte e quer todos se Deus quiser passem para a terceira fase.
Autora: Larissa da Silva 9º "e"

apostila: Façanha formando noticia

Escola Edílson Façanha
Oficina Básica de Jornalismo escrito
Produto: Blog Escolar
Clientela: alunos da escola Edílson Façanha
Turmas: 7º, 8º e 9º anos
Início: jun/15
Término: ou/15
Horas: 30h/aulas
Formadora: Professora Maria Antônia
Coordenador: Prof. Élson Mariano

I-             O que é notícia?

Noticia é qualquer tipo de informação que apresenta um acontecimento novo ou recente, ou que divulga uma novidade sobre uma situação já existente.
A origem da palavra “noticia”, vem do latim, em que notícia significa notoriedade.
No jornalismo, a notícia se caracteriza por um texto informativo de interesse público, que narra algum fato recente ocorrido no país ou no mundo.
A narração de uma notícia de gênero jornalístico deve ser feita de forma exata, objetiva e imparcial.
A notícia tem os gêneros mais variados possíveis como:
Culturais
Políticas
Sociais
Policia
Comportamento
Humorista, etc
Em se referindo as notícias históricas, podemos dar alguns exemplos como: (história geral, arqueologia, costumes, lendas, culturas etc... citar exemplos).
Em se tratando de tempo, a notícia representa o passado, presente e futuro. ( Citar exemplos) noticia “fresquinha”, noticia que não envelhece e noticia que prevê um acontecimento.
Bases que a notícia:
Ética
Informação verdadeira
Pesquisa
Checagem dos dados
Confronto da informação
O que não é ético na noticia
Invasão de privacidade
Falta de veracidade, etc

II-            Principais perguntas que estruturam uma notícia:
O que?
Quem?
Quando?
Onde?
Como?
Por quê?

III-          Organograma da noticia:
Pauteiro
Repórter
Editor de texto
Revisor
Diagramador
Impressão e/ou postagem

IV-          Quem produz a notícia oficial:
Recados
Diálogos
Cartas, bilhetes
Telefonemas
Mídia digital, etc

V-           Quem produz noticia informal:

Qualquer pessoa ou grupo de pessoas podem repassar ou produzir a noticia. Ela não precisa necessariamente ser apresentada por órgãos oficiais especializados no assunto.
VI-          Quem recebe a noticia:
A notícia não tem um público especifico porque é universal e não REM rótulo. Ela chega a todos os lugares e atinge todos os níveis sociais. Daí, a importância de produzi-la de forma clara e objetiva para que o seu conteúdo possa ser compreendido.

VII-        Linguagem técnica da noticia
Assim como em todas as demais profissões, a notícia também tem regras e linguagem própria. E importante conhecer um pouco desse processo para que entre os exageros da própria noticia, os erros não venham tirar o brilho do fato em si, ou mesmo, a vontade do leitor de iniciar e terminar uma leitura. E muito importante saber fazer uso das palavras de forma clara, objetiva e acessível para que a dinâmica do que está sendo passado para os leitores, não se transforme em fatos (truncados0 que desestimulem o público a continuar lendo a matéria, ou que leiam, mas não consigam entendê-las.
Tipo de linguagem que deve ser usada no jornalismo:
Coloquial
Materna
Universal
(Recomendação de leitura para posterior discussão rigor da escrito-pública).

VIII-       Como colher a informação
Está no lugar dos acontecimentos
Averiguar todos os fatos
Anotar todas as informações
Anotar o nome completo de todas as pessoas que contribuíram com as informações sem esquecer:
Onde moram
Profissão
O que viram
Como viram
Anotar telefone. (indispensável)

IX-          Credibilidade da notícia ao fazer uso da Matemática através de números ou estatísticas:
Quem produziu;
Quantas eram;
Qual o percentual de público presente;
Qual o percentual que faltou etc
Nunca se esquecer de citar a

X-           Observação do local:

Olhar curiosamente sempre em sua volta de forma discreta;
Quando chegar ao local dos fatos seja eles de natureza, procurar quem está coordenando o evento;
Objetivo do evento;
Quem está promovendo;
Qual a finalidade;
Quem está participando;
Quantos estão participando;
De onde veio? Citar local sempre;.
Anotar sempre o número do telefone dos entrevistados e de quem está coordenando o evento.
Muitas vezes podemos esquecer informações fundamentais que se não tiver uma forma de contato, pode até nos impossibilitar de produzir a notícia.
Quando chegar a um local Por exemplo: seminários, palestras, etc
Pergunte ao entrar quem é o responsável pelas informações sobre o fato. Peça para falar com ele e através dele, você colherá as informações necessárias.
Essa mesma pessoa, também poderá indicar quem será o entrevistado ou os entrevistados e ainda lhe passar uma (realize) que vai auxiliar no fechamento da sua notícia.




Rio Branco-Acre, 10 de junho de 2015


“Com a inspiração de deus, conclui mais um trabalho”






terça-feira, 9 de junho de 2015

                                                Façanha Formando Notícias

Na última Terça-Feira dia 09 de Junho de 2015, uma turma de alunos com idade que varia de 12 a 16 anos da  Escola Estadual de Ensino Fundamental Edílson Façanha localizada no Bairro Calafate Rio Branco Capital do Acre, foi selecionada para participar de uma Oficina Básica de Jornalismo com duração de dois meses incluindo: práticas laboratoriais, teorias e pesquisas de campo.
   O objetivo da oficina, é formar alunos com a capacidade de produção de leituras direcionadas a noticia.
Turma da oficina de Jornalismo
A oficina também vai preparar os estudantes contemplados para serem reprodutores das informações cotidianas que acontecem na comunidade escolar da qual eles fazem parte. Com isso, ganha a escola que terá alunos preparados para ser um bom e ético  jornalista mirim, e ganha o próprio aluno que através dos ensinamentos da oficina que incluí: A importância da notícia para a comunicação e para a humanidade, ética, respeito as diferenças, incentivo as culturas e tradições, poderá lhe proporcionar desde cedo a compreensão e a  a necessidade que toda pessoa tem de ser sempre bem informada.
Queridos Leitores, pedimos carinhosamente a todos que nos acompanhem nessa jornada fascinante da boa e elegante notícia. (Todas as terças feiras, estaremos atualizando nosso blog sobre o andamento dos trabalhos da Oficina de Jornalismo).

Cheiro de boas notícias pra todos!!!!!

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Avaliação e seus rsultados

A avaliação deve orientar a aprendizagem

Esqueça a história de usar provas e trabalhos só para classificar a turma. Avaliar, hoje, é recorrer a diversos instrumentos para fazer a garotada compreender os conteúdos previstos

Durante muito tempo, a avaliação foi usada como instrumento para classificar e rotular os alunos entre os bons, os que dão trabalho e os que não têm jeito. A prova bimestral, por exemplo, servia como uma ameaça à turma. Felizmente, esse modelo ficou ultrapassado e, atualmente, a avaliação é vista como uma das mais importantes ferramentas à disposição dos professores para alcançar o principal objetivo da escola: fazer todos os estudantes avançarem. Ou seja, o importante hoje é encontrar caminhos para medir a qualidade do aprendizado da garotada e oferecer alternativas para uma evolução mais segura.

Mas como não sofrer com esse aspecto tão importante do dia-a-dia? Antes de mais nada, é preciso ter em mente que não há certo ou errado, porém elementos que melhor se adaptam a cada situação didática. Observar, aplicar provas, solicitar redações e anotar o desempenho dos alunos durante um seminário são apenas alguns dos jeitos de avaliar (veja uma tabela com os instrumentos mais comuns, reunidos pela pedagoga Ilza Martins Sant'Anna e a consultora Heloisa Cerri Ramos). E todos podem ser usados em sala de aula, conforme a intenção do trabalho. Os especialistas, aliás, dizem que o ideal é mesclá-los, adaptando-os não apenas aos objetivos do educador mas também às necessidades de cada turma.

"A avaliação deve ser encarada como reorientação para uma aprendizagem melhor e para a melhoria do sistema de ensino", resume Mere Abramowicz, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Daí a importância de pensar e planejar muito antes de propor um debate ou um trabalho em grupo. É por isso que, no limite, você pode adotar, por sua conta, modelos próprios de avaliar os estudantes, como explica Mere. "Felizmente, existem educadores que conseguem colocar em prática suas propostas, às vezes até transgredindo uma sistemática tradicional. Em qualquer processo de avaliação da aprendizagem, há um foco no individual e no coletivo.

Mas é preciso levar em consideração que os dois protagonistas são o professor e o aluno - o primeiro tem de identificar exatamente o que quer e o segundo, se colocar como parceiro." É por isso, diz ela, que a negociação adquire importância ainda maior. Em outras palavras, discutir os critérios de avaliação de forma coletiva sempre ajuda a obter resultados melhores para todos. "Cabe ao professor listar os conteúdos realmente importantes, informá-los aos alunos e evitar mudanças sem necessidade", completa Léa Depresbiteris, especialista em Tecnologia Educacional e Psicologia Escolar.

Cipriano Carlos Luckesi, professor de pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia, lembra que a boa avaliação envolve três passos:
  • Saber o nível atual de desempenho do aluno (etapa também conhecida como diagnóstico);
  • Comparar essa informação com aquilo que é necessário ensinar no processo educativo (qualificação);
  • Tomar as decisões que possibilitem atingir os resultados esperados (planejar atividades, sequências didáticas ou projetos de ensino, com os respectivos instrumentos avaliativos para cada etapa).
"Seja pontual ou contínua, a avaliação só faz sentido quando leva ao desenvolvimento do educando", afirma Luckesi. Ou seja, só se deve avaliar aquilo que foi ensinado. Não adianta exigir que um grupo não orientado sobre a apresentação de seminários se saia bem nesse modelo. E é inviável exigir que a garotada realize uma pesquisa (na biblioteca ou na internet) se você não mostrar como fazer. Da mesma forma, ao escolher o circo como tema, é preciso encontrar formas eficazes de abordá-lo se não houver trupes na cidade e as crianças nunca tiverem visto um espetáculo circense.

Mere destaca ainda que a avaliação sempre esteve relacionada com o poder, na medida em que oferece ao professor a possibilidade de controlar a turma. "No modelo tecnicista, que privilegia a atribuição de notas e a classificação dos estudantes, ela é ameaçadora, uma arma. Vira instrumento de poder e dominação, capaz de despertar o medo." O fato, segundo ela, é que muitos educadores viveram esse tipo de experiência ao frequentar a escola e, por isso, alguns têm dificuldade para agir de outra forma.

Para Mere, essa marca negativa da avaliação vem sendo modificada à medida que melhora a formação docente e o professor passa a ver mais sentido em novos modelos. Só assim o fracasso dos jovens deixa de ser encarado como uma deficiência e se torna um desafio para quem não aceita deixar ninguém para trás.
COMO APRESENTAR OS RESULTADOS
Observar, anotar, replanejar, envolver todos os alunos nas atividades de classe, fazer uma avaliação precisa e abrangente. E agora, o que fazer com os resultados? Segundo os especialistas, a avaliação interessa a quatro públicos:
  • ao aluno, que tem o direito de conhecer o próprio processo de aprendizagem para se empenhar na superação das necessidades;
  • aos pais, corresponsáveis pela Educação dos filhos e por parte significativa dos estímulos que eles recebem;
  • ao professor, que precisa constantemente avaliar a própria prática de sala de aula;
  • à equipe docente, que deve garantir continuidade e coerência no percurso escolar de todos os estudantes.
Cipriano Luckesi diz que, "enquanto é avaliado, o educando expõe sua capacidade de raciocinar". Essa é a razão pela qual todas as atividades avaliadas devem ser devolvidas aos autores com os respectivos comentários. Cuidado, porém, com o uso da caneta vermelha. Especialistas argumentam que ela pode constranger a garotada. Da mesma forma, encher o trabalho de anotações pode significar desrespeito. Tente ser discreto. Faça as considerações à parte ou use lápis, ok?

Dicas para a OBMEP

Primeira fase OBMEP 2015

Atenção galera da Edílson,  1ª fase da OBMEP é amanhã dia 02/6/2015 e demais datas segue abaixo.Boas provas e classificação.

Calendário – OBMEP 2015
23 de fevereiro
Abertura das inscrições (exclusivamente em www.obmep.org.br)
31 de março
Encerramento das inscrições
2 de junho
Terça-feira
Provas da 1ª Fase
12 de junho
Data-limite para as escolas enviarem os cartões-resposta dos alunos classificados para 2ª Fase
12 de agosto
Divulgação dos classificados para a 2ª Fase e do local de realização das provas
12 de agosto a 11 de setembro
Período para as escolas indicarem, na página da OBMEP, os professores dos alunos classificados para a 2ª Fase
12 de setembro
Sábado, 14:30 h (horário de Brasília)
Provas da 2ª Fase
27 de novembro
Divulgação dos premiados

Apresentação 2015



Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.
Com satisfação apresentamos alguns programas desenvolvidos ao longo desses anos e convidamos você a conhecer um pouco mais a OBMEP.

Em primeiro lugar, destacamos o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). Destinado aos alunos medalhistas da OBMEP, o PIC é realizado por meio de uma rede nacional de professores em polos espalhados pelo país, e também no fórum virtual. Tem como objetivos despertar nos alunos o gosto pela matemática e pela ciência em geral e motivá-los na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas. Ao longo de suas edições, a OBMEP já ofereceu a mais de 36 mil alunos a oportunidade de estudar Matemática por 1 ano, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e mais de 1800 alunos participaram do programa como ouvintes. Visite a página do PIC e conheça o material preparado para o programa:www.obmep.org.br/pic.html


PORTAL DA MATEMÁTICA
Lançamos o Portal da Matemática com aplicativos e videoaulas que cobrem todo o currículo da Matemática, do sexto ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio. Esperamos contribuir com material de apoio a professores, a alunos e ao público em geral. Encontre na página http://matematica.obmep.org.br os cerca de quinhentos vídeos já preparados.


BANCO DE QUESTÕES E PROVAS ANTIGAS
Você quer se preparar ou quer preparar seus alunos para a próxima Olimpíada? Encontre em http://www.obmep.org.br/banco.htmos Bancos de Questões. Cada volume apresenta uma seleção de problemas, similares aos problemas das provas da OBMEP, divididos por níveis e por assuntos. Em http://www.obmep.org.br/provas.htm você encontra todas as provas anteriores da OBMEP, suas soluções e vídeos com a resolução das provas mais recentes.


PORTAL CLUBES DE MATEMÁTICA
Encontre toda a semana um desafio no blog http://clubes.obmep.org.br. Crie com seus amigos um clube de matemática, participe de gincanas e competições nacionais.
O clube lhe dará acesso também a um fórum onde você poderá discutir com outros alunos do país questões relacionadas à Matemática. Se você é professor(a), você também poderá participar.


POTI - POLOS OLÍMPICOS DE TREINAMENTO INTENSIVO
O programa é destinado aos interessados em se preparar para as provas da OBMEP e da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que estejam matriculados no oitavo ou no nono ano do Ensino Fundamental ou em qualquer uma das séries do Ensino Médio. Maiores informações na página http://poti.impa.br.


PICME - PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E MESTRADO
O PICME é um programa que oferece aos estudantes universitários que se destacaram nas Olimpíadas de Matemática (medalhistas da OBMEP ou da OBM) a oportunidade de realizar estudos avançados em Matemática simultaneamente com sua graduação. Os participantes recebem as bolsas por meio de uma parceria com o CNPq (Iniciação Científica) e com a CAPES (Mestrado). Desde a sua criação, mais de 2000 alunos já receberam bolsa do PICME. Conheça melhor o programa emhttp://www.obmep.org.br/picme.html


PROGRAMA OBMEP NA ESCOLA
Voltado para o professor de matemática das escolas públicas, o programa quer estimular atividades extraclasse com o uso dos materiais da OBMEP, tais como provas e Bancos de Questões. Professores de todo o país são habilitados e preparados para desenvolver essa atividade em sua escola ou em escolas vizinhas. O programa conta com o apoio da CAPES. Visite a página para conhecer melhor o programa http://www.obmep.org.br/OBMEP_na_escola.html.

Você encontrará aqui muitas outras informações e eventos, como as cerimônias regionais e nacionais de premiação, encontros com alunos do PIC, etc.
Visite, participe e incentive a participação na OBMEP. Cerca de 19 milhões de alunos, em praticamente todos os municípios brasileiros, têm participado da competição!
OBMEP: somando novos talentos para o Brasil!

 

Linha do tempo das olimpíadas de matemática

Clique na imagem abaixo para saber mais
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