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Livro Escritores da Periferia

Livro Escritores da Periferia
Uma produção dos alunos da escola Edílson Façanha

quinta-feira, 31 de março de 2016

Conselho escolar em foco

Conselho Escolar

O Conselho Escolar é a instância máxima da escola. Ele é formado por segmentos, ou seja, representantes de pais ou responsável, estudantes, professores, funcionários e movimentos sociais comprometidos com a educação. Seu objetivo é auxiliar na gestão escolar a partir da discussão de temas que direcionam as ações do estabelecimento de ensino.

É essencial a participação de todos os segmentos no Conselho Escolar. Essa participação é o que tornará democrática a gestão da escola pública.

Perguntas frequentes:

1. O que fazer para participar do Conselho Escolar?

2. Como se constitui a equipe do Conselho Escolar?

3. Qualquer um dos representantes dos segmentos pode ser o presidente?

4. Quais os deveres dos conselheiros?

5. Quais as atribuições do Conselho Escolar?

6. Qual a função do Conselho Escolar?

terça-feira, 29 de março de 2016

Sala de recursos

Como são organizadas as salas de recursos multifuncionais e qual o objetivo do Atendimento Educacional Especializado (AEE)?

As salas de recursos multifuncionais são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado que tem como objetivos: Prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, matriculados na rede pública de ensino regular. Garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular. Fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem. Assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis de ensino. O conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos que caracterizam o Atendimento Educacional Especializado são organizados institucionalmente e prestados de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos no ensino regular. A produção e distribuição de recursos educacionais para a acessibilidade incluem livros didáticos e paradidáticos em Braille, áudio e Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, laptops com sintetizador de voz, softwares para comunicação alternativa e outras ajudas técnicas que possibilitam o acesso ao currículo escolar. Como complementação deste tema, sugerimos que consulte o Decreto nº 7.611/11.

Campanha contra o Aedes Egypt, começando em minha casa

A Escola Edilson Façanha lança, nesta quinta-feira (31/3), Campanha contra o Mosquito Aedes Aegypti e às doenças causadas por ele, "começando em minha Casa".
Esta Campanha objetiva envolver a Comunidade escolar no combate a este Mosquito e suas Doenças.
A referida campanha está dividida em três etapa: A Primeira, palestras informativas e de sensibilização, a segunda, atividades  de combate nos próprios lares dos alunos da escola e atividade de conscientização e informação na Comunidade em que está inserida a Escola.
Nossa missão é somar com a Sociedade em geral e instituições de saúde como parceira neste processo.
 
 

                                                             Conhecendo o Mosquito, muito prazer!


SOBRE O AEDES AEGYPTI

Qual a origem do mosquito Aedes Aegypti?

A. aegypti é originário do Egito. A dispersão pelo mundo ocorreu da África: primeiro da costa leste do continente para as Américas, depois da costa oeste para a Ásia.

Por que o nome Aedes Aegypti?

O vetor foi descrito cientificamente pela primeira vez em 1762, quando foi denominado Culex aegyptiCulex significa “mosquito” e aegypti, egípcio, portanto: mosquito egípcio. O gênero Aedes só foi descrito em 1818. Logo verificou- se que a espécie aegypti,  descrita anos antes, apresenta características morfológicas e biológicas semelhantes às de espécies do gênero Aedes – e não às do já conhecido gênero Culex. Então, foi estabelecido o nome Aedes aegypti.

Quantas pessoas um mosquito é capaz de infectar?

Os mosquitos fêmea sugam sangue para produzir ovos. Se o mosquito da dengue estiver infectivo, poderá transmitir o vírus da dengue neste processo. Em geral, mosquitos sugam uma só pessoa a cada lote de ovos que produzem. O mosquito da dengue tem uma peculiaridade que se chama “discordância gonotrófica”, que significa que é capaz de picar mais de uma pessoa para um mesmo lote de ovos que produz. Há relato de que um só mosquito da dengue infectivo transmitiu dengue para cinco pessoas de uma mesma família, no mesmo dia.

Por que só a fêmea pica?

A fêmea precisa de sangue para a produção de ovos. Tanto o macho quanto a fêmea se alimentam de substâncias que contêm açúcar (néctar, seiva, entre outros), mas como o macho não produz ovos, não necessita de sangue. Embora possam ocasionalmente se alimentar com sangue antes da cópula, as fêmeas intensificam a voracidade pela hematofagia após a fecundação, quando precisam ingerir sangue para realizar o desenvolvimento completo dos ovos e maturação nos ovários. Normalmente, três dias após a ingestão de sangue as fêmeas já estão aptas para a postura, passando então a procurar local para desovar.

Como o Aedes Aegypti chegou ao Brasil? Há registro histórico de dengue no passado?

As teorias mais aceitas indicam que o A. aegypti tenha se disseminado da África para o continente americano por embarcações que aportaram no Brasil para o tráfico de escravos. Há registro da ocorrência da doença em Curitiba (PR) no final do século 19 e em Niterói (RJ) no início do século 20.

A dengue ocorre só no Brasil?

Não. Há registro da doença em diversos países das Américas, bem como na África, Ásia, Austrália  e Polinésia Pacífica.

Fonte: Instituto Oswaldo Cruz


Conhecendo as doenças, vamos nos prevenir!
 

Perfil das doenças: Dengue, Zika e Chikungunya
 
 
 


As três doenças são adquiridas através da picada do mosquito Aedes aegypti, mais conhecido como mosquito da dengue, ou o Aedes albopictus.
A única forma de evitar as três doenças é com o combate do mosquito, através da eliminação dos criadouros do mosquito nas casas, no trabalho e nas áreas públicas. Uma tarefa de todos.




A Dengue e a Chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, enquanto a Dengue se destaca pelas dores nos corpo, a Chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações. Já a Zika se destaca por uma febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele e coceira no corpo.

Dengue

O primeiro sintoma da Dengue é a febre alta, entre 39° e 40°C. Tem início repentino e geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira no corpo. Pode haver perda de peso, náuseas e vômitos.

Chikungunya

Apresenta sintomas como febre alta, dor muscular e nas articulações, dor de cabeça e exantema (erupção na pele). Os sinais costumam durar de 3 a 10 dias.

Zika

Tem como principal sintoma o exantema (erupção na pele) com coceira, febre baixa (ou ausência de febre), olhos vermelhos sem secreção ou coceira, dor nas articulações, dor nos músculos e dor de cabeça. Normalmente os sintomas desaparecem após 3 a 7 dias.




Dengue

A principal complicação é a desidratação grave, que ocorre sem a pessoa perceber. Por isso, é importante tomar bastante líquido quando a pessoa estiver com Dengue.

Chikungunya

A a principal complicação é a permanência, por longo tempo, das dores e inchaço nas articulações, às vezes impedindo as pessoas de retornarem às suas atividades.

Zika

As complicações mais observadas têm sido as manifestações neurológicas como paralisia facial e fraqueza nas pernas, a exemplo do desenvolvimento da Síndrome de Guillain-Barré.




Os sintomas podem ser parecidos, mas o tratamento é diferente para cada doença. Vá ao posto de saúde se estiver com os sintomas. Evite a automedicação.

 
 

Caso a equipe médica detecte a necessidade, o paciente será encaminhado para o Hospital Couto Maia, centro de referência em infectologia na Bahia. O Couto Maia atende apenas casos encaminhados e regulados para a unidade.

segunda-feira, 28 de março de 2016

Livros infantis importantes

10 Livros infantis que todo adulto deveria ler

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1. O Pequeno Príncipe

O Pequeno Príncipe

  • Autor: Antoine de Saint-Exupéry
  • Ano: 1943
  • País: França
Livro recheado de belas metáforas que ajudam as crianças a compreenderem conceitos como a amizade.
Com um alto teor filosófico e poético, O Pequeno Príncipe é aconselhado para os adultos por também tratar sutilmente sobre a perda da inocência, conforme os indivíduos vão crescendo e saindo da infância.
Para saber mais sobre o significado de O Pequeno Príncipe, clique aqui.

2. As Aventuras de Tom Sawyer

As Aventuras de Tom Sawyer
  • Autor: Mark Twain
  • Ano: 1876
  • País: Estados Unidos
A história criada por Mark Twain narra as aventuras do jovem Tom Sawyer, que vive com a sua tia Polly, com o irmão Sid e o inseparável amigo Huckleberry Finn.
Twain é conhecido por ser amante da liberdade, da paz e da justiça, valores estes que passou para a personalidade de Tom Sawyer.
Este livro também narra as belíssimas paisagens e estilo de vida do interior da região do “imenso Mississippi”, nos Estados Unidos, durante meados do século XIX:

3. A Maior Flor do Mundo

A Maior Flor do Mundo
  • Autor: José Saramago
  • Ano: 2001
  • País: Portugal
Este pequeno conto criado pelo mestre da literatura portuguesa é uma das poucas obras do autor direcionado para as crianças.
Mas, como esta lista é para “livros infantis que adultos deveriam ler”, A Maior Flor do Mundo é um magnífico exemplo de como “coisas incríveis podem acontecer” quando se está imerso no mundo da literatura.

4 . Meu Pé de Laranja Lima

Meu Pé de Laranja Lima
  • Autor: José Mauro de Vasconcelos
  • Ano: 1968
  • País: Brasil
Este sensível e belo romance juvenil ensina que mesmo (e principalmente) nos momentos de dificuldade, a união, o amor e o companheirismo são as armas ideais para ultrapassar todos os problemas.
Zezé, o protagonista do livro, negligenciado pela sua família, encontra apoio e força onde os adultos nunca imaginariam encontrar!

5. Contos dos Irmãos Grimm

Contos dos Irmãos Grimm
  • Autor: Irmãos Grimm
  • Ano: 1812
  • País: Alemanha
Quem não conhece os clássicos da Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, Branca de Neve ou João e Maria? Todos esses contos são de autoria dos Irmãos Grimm!
O que muitos não sabem é que algumas dessas histórias são releituras de lendas populares da Idade Média, com adaptações para o público infantil.
Um adulto, ao ler estes contos na versão original, iria se deparar com referências a temas bastante sérios, como a pobreza, a negligência familiar, a violência sexual, entre outros.

6. Alice no País das Maravilhas

Alice no País das Maravilhas
  • Autor: Lewis Carroll
  • Ano: 1865
  • País: Reino Unido
Mesmo que você nunca tenha lido este livro, provavelmente já ouviu falar da Alice, do Chapeleiro Maluco, do Gato Que Ri ou da Rainha de Copas em algum momento da sua vida, certo?
O que talvez você não tenha notado (para isso tem que ler o livro!) é que Lewis Carroll recheou esta história nonsense com muitas sátiras, paródias e enigmas que podem passar despercebidos entre a criançada.
Se você já leu Alice no País das Maravilhas quando era criança, experimente fazer uma releitura agora e, com certeza, vai se admirar!

Bônus: Alice Através do Espelho e o Que Encontrou Por Lá

Alice Através do Espelho
Esta é a sequência de Alice no País das Maravilhas, lançado em 1871, outro grande clássico da literatura fantástica que deve ser lido por todos os amantes dos livros (e não apenas as crianças).
Assim como no primeiro livro sobre as aventuras de Alice, Lewis Carroll carregou nos elementos críticos à sociedade e ao “moralismo exacerbado” dos contos de fada da época.

7. Desventuras em Série

Desventuras em Série
  • Autor: Lemony Snicket (sob o pseudônimo de Daniel Handler)
  • Ano: 1999 - 2006
  • País: Estados Unidos
Na verdade, não se trata de um livro, mas treze deles!
Ao longo dos livros, conhecemos os irmãos Baudelaire e suas aventuras contra as situações mais trágicas possíveis!
As diversas referências literárias e de personalidades históricas e artísticas, torna-se um grande divertimento para os adultos que leem esta série!
A crítica à ignorância social e ao relativismo moral também está presentes na obra de Snicket / Handler.

8. O Maravilhoso Mágico de Oz

O Maravilhoso Mágico de Oz
  • Autor: Lyman Frank Baum
  • Ano: 1900
  • País: Estados Unidos
O Maravilhoso Mágico de Oz é o primeiro livro de uma série que narra as aventuras de Dorothy Ventania na Terra de Oz.
Aos olhos inocentes de uma criança, este livro é apenas um grande entretenimento. Porém, existem diversas teorias e estudos da narrativa criada por Baum.
Uma das primeiras teorias sobre este conto diz que O Maravilho Mágico de Oz seria nada mais do que um manifesto ao Movimento Populista, que ocorreu nos Estados Unidos, no final do século XIX.

9. Onde Vivem os Monstros

Onde Vivem os Monstros
  • Autor: Maurice Sendak
  • Ano: 1963
  • País: Estados Unidos
Onde Vivem os Monstros é uma coletânea sensível e rica de lições de vida para pessoas de todas as idades!
Enfrentar os medos, as dificuldades e nunca subestimar o poder de apoio da família e amigos são algumas das ideias transmitidas neste clássico que ficou bastante popular recentemente pela adaptação cinematográfica de Spike Jones, em 2009.

10. Flicts

Flicts
  • Autor: Ziraldo
  • Ano: 1969
  • País: Brasil
Não é uma das obras mais populares do Ziraldo, mas com certeza uma das mais divertidas e significativas.
Nesta história, o personagem principal não é uma pessoa, mas sim uma cor! Uma cor “diferente”, que não consegue se adaptar ou se identificar com as outras.
Com certeza, a principal lição de Flicts é a importância de aceitar o diferente. Muitos adultos preconceituosos precisam ler este livro, definitivamente!

Curiosidades sobre os filmes

Quando os seus livros favoritos viram filme, você corre no cinema para ver? Descubra fatos curiosos e divertidos sobre 10 adaptações de livros para a tela!

1. Consegue imaginar Diário de Uma Paixão sem Ryan Gosling?

Segundo Nicholas Sparks, autor do livro, nenhum ator queria fazer o papel de Noah em Diário de Uma Paixão porque o consideravam um pouco…. chato. Um garoto que se apaixona e não faz nada por esse amor, fica apenas esperando por Allie. Nicholas Sparks não podia estar mais satisfeito com a escolha e diz já não consegue imaginar o filme sem ser protagonizado por Gosling.
fatos curiosos sobre filmes baseados em livros

2. Cortando o cabelo por Hazel

Quando Shailene Woodley, a atriz que faz o papel de Hazel em A Culpa é Das Estrelas, cortou o seu longo cabelo para interpretar a adolescente com câncer, ela acabou doando o seu cabelo para a criação de perucas para crianças doentes. A atriz criou ainda a campanha #HairForHazel, incentivando centenas de outras meninas a fazer o mesmo. Louvável!
fatos curiosos sobre filmes baseados em livros

3. A natureza agradece!

Para que a vila do filme O Hobbit ficasse bem real, um ano antes das gravações do filme, foram plantadas flores e plantas num terreno de mais de 5 mil metros cúbicos, que viria a ser a inesquecível Vila dos Hobbits.

4. Jogos Vorazes na vida real

Durante as filmagens, Jennifer Lawrence, a atriz que interpreta Katniss em Jogos Vorazes, chutou a cabeça de Josh Hutcherson, o ator que dá vida a Peeta. O colega de gravação teve uma leve concussão mas teve de ser assistido. Parece que os Jogos também eram vorazes fora da tela!
fatos curiosos sobre filmes baseados em livros

5. Ou então Jogos Vorazes… de livros!

Para preparar melhor o seu papel em Jogos Vorazes, Josh Hutcherson leu todos os livros da saga em apenas cinco dias, antes de começar as filmagens.

6. Como é possível?

No filme A Fantástica Fábrica de Chocolate, o produtor Tim Burton não quis usar imagens geradas por computador e conseguiu usar 40 esquilos perfeitamente treinados para quebrar nozes, dando maior veracidade ao filme. É melhor rever o filme, só para tirar essa cena a limpo!
fatos curiosos sobre filmes baseados em livros

7. Conselho de quem já sabe

Antes de aceitar o papel de Tris em Divergente, a atriz Shailene Woodley falou no chat com Jennifer Lawrence, a heroína de Jogos Vorazes, pedindo conselho sobre se devia filmar a saga. J-Law a aconselhou a aceitar o papel. Apesar da troca de mensagens, as duas nunca se falaram ao vivo.

8. 007 - Sem Licença para... usar terno!

Enquanto fez o papel do espião mais famoso de sempre, Pierce Brosnan estava proibido de usar terno noutros filmes, para que a sua imagem de terno fosse só associada aos filmes de 007. Essa proibição durou 7 anos, entre 1995 e 2002.
fatos curiosos sobre filmes baseados em livros

9. P.S. Eu te amo. Ou será que não?

Gerard Butler, ator que interpretou Gerry em P.S. Eu Te Amo, acertou acidentalmente a sua colega de filmagem, Hilary Swank. Ela teve mesmo que ir ao hospital, onde recebeu vários pontos.

10. Querido John é código militar

O nome original de Querido John, o filme baseado no livro de Nicholas Sparks, é Dear John. Esta expressão é na verdade um código militar, que significa uma carta enviada pela namorada ou esposa de um soldado, terminando a relação.
fatos curiosos sobre filmes baseados em livros

lindos textos

Texto 1
 
Nenhuma noite por mais escura que seja pode impedir o amanhecer.
Não há derrota que derrube, quem nasceu para vencer.
Quando a gente pensa que sabe todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas.
Não importa o que tiraram de você, o que importa é o que você vai fazer com o que sobrou.
Felicidade é aprender com as derrotas e festejar com as vitórias... Por isso não deixe seu tempo acabar sem aproveitá-lo cada segundo.
Lembre-se que o tempo é precioso e o futuro é promissor a cada um de nós!
O que tiver para fazer agora... Faça! Pois o passado não volta e o futuro pode não acontecer.
Viva hoje como se não houvesse o amanhã, nunca desista de teus projetos e sonhos. Por que mesmo antes de serem projetados por você, já foi projetado e anotado por Deus.
Se Deus encheu tua vida de obstáculos, É porque ele acredita na tua capacidade de passar por cima de cada um deles.
O que não te mata te deixa mais forte.
O homem planeja o seu caminho, mas é Deus quem lhe dirige os passos.
Diversos autores

Texto 2

Eu te amo por mil motivos te amo de forma mas pura de forma mas louca te amo com paixao eu te amo de madrugada de dia de noite te amo nos meus sonhos te amo a cada segundo a cada minuto a cada hora eu ti amo com todos os seus sorrisos eu ti amo simplesmente por ti amar eu ti amo nos cinco sentidos nas sete cores do arco iris nas 7 notas musicais nos 12 signos do zodico em tudo o que existe eu ti amo cada vez mais eu ti amo em toda a criacao eu ti amo como o proprio criador ama a sua criatura.
varios autores


Texto 3

Meu jeito se dá a tudo que passei, minhas defesas nada mais são do que frutos das más experiências.
Se as pessoas querem te amar , elas devem te amar pelo jeito que você é, não pelo
o jeito que elas pensam.
Eu não sou bravo, algumas pessoas é que tem o dom de querer irritar,a paciência e um dom que não compete a todos...
varios autores

quarta-feira, 16 de março de 2016

Novidades



Os professores do ensino médio da rede pública estadual tem até o dia 28 para se inscrever no Programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program – ILEP). A iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos oferece uma oportunidade para participar de curso de aperfeiçoamento de cinco meses nos Estados Unidos.









Formação para professores Ensino Especial

quinta-feira, 10 de março de 2016

Dicas Inovações de sala de aula

Porvir reuniu dicas a partir de experiências relatadas por professores no Diário de Inovações que podem inspirar mudanças em outras salas de aula este ano

por Marina Lopes / Maria Victória Oliveira 15 de fevereiro de 2016

O período de volta às aulas pode ser uma boa oportunidade para rever práticas e adotar novas estratégias pedagógicas. Sabe aquele conteúdo que os seus alunos têm dificuldade em aprender ou até mesmo desinteresse? É possível usar novas metodologias ou ferramentas tecnológicas para torná-lo mais atrativo e divertido. A partir de experiências compartilhadas por professores de várias regiões do país na seção Diário de Inovações, o Porvir reuniu dicas para quem quer inovar neste ano letivo. São experiências que já estão sendo colocadas em prática com bons resultados e podem inspirar mudanças em outras salas de aula.
As ideias envolvem jogos, dispositivos móveis, redes sociais e outras estratégias que podem ser aplicadas em diferentes disciplinas e etapas de ensino. Confira a lista:

1- Adote novas metodologias

Experimentar novas metodologias pode ser um bom caminho para quem pretende inovar. A professora Jorgelina Tallei, da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), em Foz do Iguaçu (PR), apostou na metodologia da sala de aula invertida para manter os alunos motivados na disciplina de Espanhol. Enquanto eles estudavam os conteúdos em casa, por meio de vídeos publicados no YouTube, o tempo da aula era aproveitado para incentivar a interação e fazer pesquisas. Já o professor José Moran, um dos fundadores da Escola do Futuro, descobriu o ensino híbrido há mais de 25 anos, combinando o aprendizado online e offline com as suas turmas de pós-graduação na USP (Universidade de São Paulo).

2- Explore novos espaços
novos espaços
O aprendizado não precisa ficar restrito ao ambiente da sala de aula. Em Salvador (BA), para fazer uma pesquisa sobre o que os moradores achavam da escola e quais atividades gostariam de encontrar lá, o professor Luiz André Degaut levou os alunos para os becos e vielas do bairro Santa Cruz. Já a professora Alessandra Calegaris Marins de Paulo, da capital paulista, teve a ideia de fazer uma intervenção urbana com alunos do ensino fundamental, pintando monstros divertidos em buracos nas calçadas. E para trabalhar questões étnico raciais e fortalecer a identidade dos alunos, o professor Leno Vidal propôs a redescoberta de uma comunidade indígena em São Paulo.

3- Trabalhe com as redes sociais
redes sociais
Hoje em dia, é quase impossível encontrar alguém que não faça parte de alguma rede social. Por isso, é importante que os professores saibam utilizar essas ferramentas a seu favor. A professora Mariana Araguaia, de Senador Canedo (GO),  melhorou a percepção que seus alunos tinham sobre alimentação propondo atividades em um grupo do Facebook. Já Debora Machry usou o WhatsApp para incentivar a leitura sobre ciências em São Leopoldo (RS). Pedro Satiro, por sua vez, aproveitou uma discussão entre alunas na internet para trabalhar questões como cyberbullying e os perigos das redes sociais, em São Paulo (SP).

4- Use exemplos do dia a dia
dia a dia
É muito importante que os alunos consigam aplicar aquilo que aprendem em sala de aula. Por isso, usar exemplos do dia a dia pode ressignificar a aprendizagem. Para explicar conceitos como movimento e velocidade média, o professor Eduardo Nagao, de Londrina (PR), levou seus alunos ao boliche. Já a professora Ana Angélica Santos, de Diamantina (MG), colocou a mão na massa com os alunos e assou uma pizza para explicar frações. Por sua vez, o professor Ivan Matta, de Goiânia (GO), trabalhou as leis de Newton a partir das regras de trânsito, como o uso do cinto de segurança.

5- Aposte nos dispositivos móveis
dispositivos móveis
Com dispositivos móveis é possível desenvolver projetos criativos e divertidos. A professora Luciana Taegtow, de Novo Hamburgo (RS), fez um trabalho sobre selfie em que os alunos fizeram autorretratos e criaram um livro digital. Em Picos (PI), a professora Andréia Vitorino Marcos espalhou QR Codes pela escola para estimular a leitura de poesia. Para ensinar sobre o continente europeu, a professora de geografia Josi Zanette do Canto desenvolveu um aplicativo com a sua turma do nono ano em Araranguá (SC).

6- Transforme os alunos em autores
alunos autores
Projetos que incentivam o protagonismo dos alunos também trazem bons resultados. A professora Gislaine Munhoz, de São Paulo (SP), incentivou sua turma a criar jogos com o Scratch. Já os professores Michael Fernandes e Ana Paula Maia Silva desenvolveram um projeto de educomunicação e transformaram os alunos em repórteres, editando materiais em áudio, vídeo e impresso para divulgar nas redes sociais da escola da rede municipal de São Paulo. E para transformar, literalmente, alunos em autores, o professor Luis Junqueira apoiou adolescentes para escreverem o seu primeiro livro na Fundação Casa, também em São Paulo.

7- Invista no teatro e em filmes
teatro e cinema
O uso de teatro como ferramenta de ensino faz com que os alunos fiquem mais envolvidos e motivados. No Espírito Santo, a professora Stéphani Bertulani usou a encenação para explicar a evolução tecnológica. Já em uma zona rural de São Luís (MA), sob o comando da professora Ana Jakelline Silva, os estudantes desenvolveram uma peça teatral para sensibilizar a comunidade quanto a práticas sustentáveis. Filmes também têm um forte apelo entre crianças e jovens e, aproveitando-se disso, a professora Rosângela Queiroz, da capital paulista,  desenvolveu um projeto a partir da animação brasileira “O Menino e o Mundo”, que foi indicada ao Oscar.

8- Trabalhe questões sociais e de diversidade de forma criativa
questões sociais
Como trazer discussões sociais e relativas à diversidade para a sala de aula? Fazendo um paralelo entre realidade e ficção, o professor José Souza dos Santos apresentou obras sobre retirantes aos seus alunos do interior da Bahia. Marlúcia da Silva montou um julgamento com a sua turma, em Marataízes (ES), para analisar as letras de músicas do funk. Gina Vieira, de Brasília, driblou a resistência a trabalhar questões de gênero na escola e criou um projeto que conta história de mulheres inspiradoras. E o professor Isaias dos Santos usou o universo digital para publicar livros digitais de seus alunos sobre personagens negros na literatura em Campo Bom (RS).

9- Promova a empatia
identificação
Estimular que alunos se coloquem no lugar do outro e conheçam diferentes realidades ajuda na formação socioemocional dos estudantes. Nas aulas de Educação Física, de Campo Grande (MS), o professor Tiago Tristão propõe atividades alternativas para que as diferentes personalidades dos alunos possibilitem novas vivências. A professora Maria Verúcia, por sua vez, incentivou que seus alunos de Brasília trocassem experiências culturais com estudantes de Cabo Verde por meio de cartas.

10 – Use jogos como aliados
games
Por fazerem parte do universo de crianças e jovens, os games podem ser utilizados facilmente como ferramenta de promoção da aprendizagem. A professora Marili Bassini, Americana (SP), usou videogames para ensinar sobre períodos históricos. Já nas aulas de artes em São Paulo (SP), a professora Sabrina Quarentani usou o Minecraft para apresentar o Impressionismo a seus alunos. No ensino técnico em Ivinhema (MS), o professor Alex Rodrigues Machado criou um jogo de tabuleiro para ensinar o funcionamento de uma indústria de açúcar e álcool.

Compartilhe sua experiência inovadora
Também tem uma boa ideia para compartilhar? Envie o seu relato para a seção Diário de Inovações e conte como você está inovando na sua sala de aula.

Competências para o século 21

Pesquisa americana releva as habilidades que precisam ser desenvolvidas nas crianças e jovens durante sua formação

por Patrícia Gomes 14 de agosto de 2012

As tecnologias estão cada vez mais presentes em sala de aula, o professor tem que se preocupar em preparar o aluno para ser atuante em um mundo em transformação e ajudá-lo a desenvolver as tão faladas competências específicas para o século 21, certo? Tudo certo, exceto pelo fato que ninguém sabe exatamente que competências são essas – o que é bem desesperador para pais, professores e gestores públicos, que não têm o embasamento necessário para definir o que podem oferecer para que suas crianças e jovens tenham acesso à melhor formação possível.
Intrigado com essa questão, um grupo de fundações pediu que o National Research Council, uma organização norte-americana que faz pesquisas sobre temas importantes da sociedade para ajudar governos a desenharem políticas públicas, reunisse especialistas para definir quais são essas competências. Durante um ano, um comitê formado por educadores, psicólogos e economistas fez pesquisas sobre o que se espera que os estudantes alcancem nos seus ciclos escolares, nos seus futuros trabalhos e em outros aspectos da vida. O resultado, publicado no fim de julho no livro digital “Educação para a Vida e para o Trabalho: Desenvolvendo Transferência de Conhecimento e Habilidades do Século 21“, tenta dar nomes aos bois e ajudar professores e gestores públicos a prepararem os estudantes para o século 21. O download é gratuito.
De acordo com o estudo, o aprendizado que tanto se procura está relacionado à capacidade de aplicar o que se aprendeu em situações novas, o que os estudiosos chamaram de “transferência de conhecimento”. Isso significa, exemplificam os autores, que não basta o aluno aprender os conceitos matemáticos de média, moda e mediana, ele precisa conseguir usar o que aprendeu na sua vida. Essa habilidade de transferir o que se sabe, seja em circunstâncias da vida real, seja dividindo conhecimento com outras pessoas, ajuda os estudantes a desenvolverem as competências para o século 21.
Tais competências foram divididas em três grandes domínios. O primeiro deles é o cognitivo, que é aquele que envolve estratégias e processos de aprendizado, criatividade, memória, pensamento crítico; é o que está relacionado à aprendizagem mais tradicional. Segundo os autores, essa é a dimensão em que se tem uma oferta mais farta de pesquisas e, por isso, há claras evidências de que o bom desempenho nessa área traz bons resultados posteriores na vida do aluno.
Os outros dois domínios, muito menos estudados, são o intrapessoal e o interpessoal. O intrapessoal tem relação com a capacidade de lidar com emoções e moldar comportamentos para atingir objetivos. Já o interpessoal envolve a habilidade de expressar ideias, interpretar e responder aos estímulos de outras pessoas.
Os três domínios, no entanto, não são estanques. Existe uma interseção entre eles que envolve habilidades que podem estar em mais de um domínio, conforme imagem a seguir (clique para uma melhor visualização).

crédito “Educação para a Vida e para o Trabalho”

Apesar da falta de pesquisas que ajudem a embasar as conclusões, sobretudo nos campos inter e intrapessoais, os especialistas apontaram que características relacionadas à consciência crítica, como ser organizado, responsável e dedicado ao trabalho, trazem resultados desejáveis na educação. Por outro lado, o comportamento antissocial acarreta resultados negativos.
Diante desse contexto, os pesquisadores alertaram para dois grandes desafios que deverão ser enfrentados. O primeiro deles diz respeito à falta de pesquisas, que atrapalha a criação de currículos e avaliações dos alunos. O segundo, que depende de novas abordagens no sistema educacional e políticas públicas específicas, é a oferta de capacitação de professores para que eles sejam capazes de criar ambientes favoráveis à troca de conhecimento.
Apesar de ainda serem necessários alguns estudos para pavimentar esse caminho, os pesquisadores dão seis dicas de atuação em sala de aula para que professores possam preparar o aluno para o século 21 – que começou há 12 anos.
1)   Procure usar representações variadas, como diagramas, representações numéricas e matemáticas, simulações;
2)   Encoraje uma postura questionadora e proporcione momentos em que os alunos possam expor o que sabem;
3)   Incentive os alunos a participarem de desafios; neste processo, seja um facilitador, dê feedback e os faça compreender seus próprios processos de aprendizagem;
4)   Ensine dando exemplos, citando casos; use, por exemplo, modelos de passo a passo explicando cada etapa;
5)   Prime pela motivação dos alunos, escolhendo temas que se conectem com suas paixões; incentive-os a resolver problemas, preste atenção na evolução de seus conhecimentos, muito mais que em suas notas;
6)   Use avaliações formativas em que o aluno é monitorado continuamente.

Você sabe como se tornar um empreendedor de sucesso? Coleção Dicas SEBRA...







Vamos ser  um aluno empreendedor

terça-feira, 8 de março de 2016

sexta-feira, 4 de março de 2016

Calendário OBMEP 2016

Calendário OBMEP - 2016

Data Atividade
22 de FEVEREIRO Abertura das inscrições 
1 de ABRIL Encerramento das inscrições
7 de junho
Terça-feira
PROVAS DA 1ª FASE
20 de JUNHO Data-limite para as escolas enviarem os cartões-resposta dos alunos classificados para a 2ª Fase

10 de AGOSTO Divulgação dos classificados para a 2ª Fase e do local de realização das provas
10 de AGOSTO a
10 de SETEMBRO
Período para as escolas indicarem, na página da OBMEP, os professores dos alunos classificados para a 2ª Fase
10 de SETEMBRO
Sábado, 14:30 h
(horário de Brasília)
PROVAS DA 2ª FASE
30 de NOVEMBRO Divulgação dos premiados

Olimpíada da Língua Portuguesa - 5ª edição

Matemática em foco

O que ensinar em Matemática

Pesquisas sobre a didática da disciplina mostram como os alunos pensam e reforçam estratégias de ensino centradas na resolução de problemas

O ensino tradicional dominou a sala de aula durante séculos, até o surgimento de novas maneiras de ensinar.

Tradicional
Formada no início do século 20 com métodos clássicos que envolvem a repetição de algoritmos.
Foco Dominar regras da aritmética, da álgebra e da geometria.
Estratégias de ensino Aulas expositivas sobre conceitos e fórmulas, com os alunos copiando e fazendo exercícios para a fixação.

Escola Nova
A partir dos anos 1920, atingiu sobretudo as séries iniciais. Foi colocada em prática principalmente em escolas particulares, com o aluno no centro do processo de aprendizagem.
Foco Trabalhar o conteúdo com base na iniciativa dos estudantes em resolver problemas que surgem em um rico ambiente escolar.
Estratégias de ensino Jogos e modelos para aplicar em situações cotidianas.

Matemática Moderna
Surgiu como um movimento internacional na década de 1960.
Foco Conhecer a linguagem formal e ter rigor na resolução de problemas.
Estratégias de ensino Séries de questões para usar os fundamentos da teoria dos conjuntos e da álgebra.

Didática da Matemática
Começou nas décadas de 1970 e 80, com autores como Guy Brousseau e Gérard Vergnaud.
Foco Construir conceitos e estratégias para resolver problemas.
Estratégias de ensino Alunos devem discutir em grupo, justificar escolhas e registrar as hipóteses.

Etnomatemática
Surgiu no Brasil em 1975 com os trabalhos de Ubiratan D’Ambrosio.
Foco Aprender usando questões dos contextos sociais e culturais.
Estratégias de ensino Mudam conforme o contexto e a realidade em que a disciplina é ensinada.

Clase Modelo educacion fisica 2013

quinta-feira, 3 de março de 2016

Classificados 2ª Fase OBMEP 2015

Parabenizamos os alunos que passaram para segunda fase da OBMEP 2015 e incentivamos aos alunos que vão participar da OBMEP 2016. Sucesso

Abaixo segue lista.

Alunos Nível 1

Código Aluno Nome do Aluno Participou?
AC12049220102336 AIMEE VITORIA SILVA VIEIRA Sim
AC12049220102634 AMANDA KAYLANY DE OLIVEIRA Sim
AC12049220103419 ANA KETLLEN BARROSO DE SOUZA Sim
AC12049220100121 ANDRE HAGASSI ADONIAS C DOS REIS Sim
AC12049220101976 CLEISSE VITORIA DE LIMA RUFINO DA SILVA Não
AC12049220100534 DAVY LIMA DOS SANTOS Não
AC12049220100303 DENILSON JERONIMO DA SILVA FILHO Sim
AC12049220102385 EDRAS LEVI BEZERRA RAMALHO Sim
AC12049220103468 EDUARDA MARTINS DA SILVA Não
AC12049220101630 GABRIEL LIMA FONTES Não
AC12049220100376 GILMAR SOUZA DE ARAUJO JUNIOR Sim
AC12049220103638 HYASMIM LARISSA MOREIRA DA SILVA Não
AC12049220103640 INGRYD RENUBIA ALVES GONCALVES Sim
AC12049220101137 IZABEL SOUZA SAMPAIO Sim
AC12049220101071 JOSE WALISSON SOUZA DOS SANTOS Não
AC12049220103950 LUCIELE SAMARA DO CARMO DIAZ Não
AC12049220100420 MAIKER FLORENCIO DIAS Sim
AC12049220101964 MARCO MICHEL LOPES DA SILVA JUNIOR Não
AC12049220100340 NATALIA ROCHA OLIVEIRA Não
AC12049220103675 PAULO DAVI CHAVES DO NASCIMENTO Sim
AC12049220101721 PEDRO KALIEL PAIVA DA SILVA Sim
AC12049220100583 THIAGO MOREIRA DA SILVA Sim
AC12049220102622 YURY DO VALLE DA SILVA Sim
Alunos Nível 2

Código Aluno Nome do Aluno Participou?
AC12049220200607 ADRIAN FREITAS LIMA Sim
AC12049220201302 ADRIEL SILVA LIMA Sim
AC12049220201259 BARBARA FALQUE DE ARAUJO Não
AC12049220200700 BRUNO DOS SANTOS PEIXOTO Não
AC12049220202252 DANIEL DE LIMA CORDEIRO Não
AC12049220200577 DIEGO BARBOSA SERNA Sim
AC12049220200553 ELIAS LIMA MORAES Não
AC12049220200140 EMERSON WILLY DE SOUSA CARIOCA JUNIOR Sim
AC12049220201041 GABRIEL DE SOUSA TORRES Sim
AC12049220201181 JOSAFA ROLDES DANIEL Não
AC12049220200619 LARISSA DA SILVA FERRO Sim
AC12049220201260 LORHANA SILVA DE ARAUJO Não
AC12049220202902 RODRIGO VERUS DA SILVA Sim
AC12049220201193 SAMUEL THALLYSSON DA PASCOA MONTEIRO Não
AC12049220202306 THIAGO DA CUNHA ALVES Sim
AC12049220202203 VICTOR NAGIB PUPIO BUENO Não