Total de visualizações de página

Translate

Livro Escritores da Periferia

Livro Escritores da Periferia
Uma produção dos alunos da escola Edílson Façanha

Apoio Pedagógico- Matemática

Como aprender matemática?

Estudar matemática pode ser um grande prazer para algumas pessoas e um grande desespero para outras. Inicialmente, devemos acabar com todo preconceito que muitas pessoas carregam por ter tido algum trauma no passado com essa grande ciência, seja porque não soube responder o resultado da multiplicação de 9 x 9 durante uma aula da tia Maricota ou porque não encontrou nenhuma aplicação para fórmula de Bhaskara ou simplesmente por achar que a matemática é coisa do capiroto. E como aprender matemática?
Devemos ter em mente que a matemática surgiu da necessidade do ser humano em interpretar e representar os fenômenos da natureza. Ou seja, a matemática nada mais é do que uma interpretação da natureza, por isso dizemos que a matemática está em todos os lugares. Se você domina os conhecimentos matemático você estará em harmonia com a natureza e poderá se antecipar e solucionar problemas com maior facilidade.
matematica
"A Matemática é o alfabeto com que Deus escreveu o mundo."
Galileu Galilei 
O objetivo deste artigo é mostrar, em 5 passos, como aprender matemática online. Em outras palavras, como estudar matemática e resolver problemas. Mesmo sozinho, você pode aprender matemática básica rápido e com facilidade pela internet. Entretanto, é importante levar em consideração estas dicas:

1) Escolha o melhor material para estudar matemática

como aprender matematica 1
”A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar.”
John L. Beckley
Escolher o melhor material para aprender matemática é algo muito pessoal e depende do seu propósito de estudo e o seu nível de conhecimento. Entretanto, é importante levar em consideração algumas questões.
a) Livro de matemática
  • Se você não sabe nada:
Escolha um livro-texto que apresenta bastante exemplos resolvidos e relacionam a teoria com aplicações no dia a dia.
  • Se você já tem um conhecimento intermediário:
Escolha um livro-texto mais "enxuto" com a organização por definições, teoremas e corolários. Para os estudantes do ensino médio e que prestarão vestibular e Enem vale a pena conferir a análise que fiz dos livros didáticos sugeridos pelo Ministério da Educação - MEC.
Obs.: Para saber mais sobre isso, clique em livros de matemática. Lá eu passo mais duas dicas valiosas para a escolha de um bom livro de matemática para você estudar. E tem vários livros digitais grátis em pdf.
b) Videoaula de matemática
Além da escolha de um bom livro base,  assistir videoaulas pode ajudar bastante na compreensão do conteúdo. Já que você poderá assistir e voltar naquela parte que não entendeu direito. Na internet tem muito material bom e gratuito de matemática com excelentes professores. Porém, estão espalhadas e precisa de um bom tempo para encontrar as melhores videoaulas. Aqui no blog e site Matemáticazup você encontrará as videoaulas que considerei mais simples e objetivas organizadas por ano e por ramo da matemática.

2) Organize o local e horário de estudos

como aprender matematica 2
”Nós somos o que fazemos repetidas vezes, repetidamente. A excelência portanto não é um feito, mas um hábito.”
Aristóteles
a) Local de estudos
Escolha um lugar da sua casa para ser o seu ambiente de estudos. Leve em consideração que este local deve preferencialmente:
  • Ser silencioso, que não possua distrações como televisão, telefone, etc;
  • Ter boa iluminação e ventilação;
  • Possuir uma mesa de estudos e cadeira confortável;
  • Tenha à disposição água, uma fruta ou alimento saudável.
Na impossibilidade dessas condições, considere a opção de estudar na biblioteca ou em sala de estudos.
b) Horário de estudos
Crie um cronograma semanal com todas as suas atividades e em seguida defina o horário mais adequado para você estudar. Crie o hábito de estudar nesse mesmo horário. O hábito tornará mais prazeroso o estudo. Porém, não fique escravo desse cronograma. Caso ocorra alguma coisa que impossibilite de estudar no horário definido, nada impede de estudar em outro horário.
Caso tenha que conciliar o estudo da matemática com outras disciplinas, uma forma que encontrei para otimizar o estudo e aumentar a quantidade de horas estudadas sem se cansar e sem perder a qualidade foi por meio do método de ciclo de estudos que intercala matérias de exatas e humanas usando as várias áreas do cérebro e aumentando a produtividade nos estudos. Vale a pena utilizar essa estratégia para organizar seus estudos.

3) Domine a teoria

como aprender matematica 3
"Conheces a Matemática e dominarás o mundo."
Galileu Galilei
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana."
Carl Jung
"O que é necessário aprender e em que ordem devo estudar?" No artigo matematica basica , você terá tudo sobre matemática do ensino fundamental ao médio para te auxiliar nos estudos.
O que torna a matemática difícil é o fato de ser uma matéria contínua. Ou seja, com pré-requisitos.
Exemplo: Para entender a tabuada de multiplicar você precisa saber somar. ( Caso ainda tenha problema com isso aprenda de vez com o artigo Como decorar a tabuada).
Então, para você conseguir avançar em seu estudos, é necessário que você domine as noções básicas. Não tem como fugir. É muito importante conhecer a linguagem matemática e seus símbolos.
Além disso, o entendimento da distribuição dos ramos da matemática (mapa mental) trazem uma visão ampla dessa ciência facilitando o seu estudo .
Aprenda as definições matemáticas. Uma definição matemática é uma verdade demonstrada que serve de base para estruturar o raciocínio lógico matemático. Aceite essa verdade e concentre-se na sua aplicação para a resolução dos problemas.
Sempre que aprender uma nova definição e/ ou teorema da matemática tente relacioná-lo com alguma aplicação no dia a dia, lembre- se matemática nada mais é do que uma interpretação da natureza. Esse exercício dará maior consistência para assimilar o assunto.
Crie um formulário de expressões matemáticas para consultas rápidas. Separe uma parte do caderno apenas para fórmulas matemáticas. Assim, quando precisar recordar de alguma ela estará ali a sua disposição. Não se preocupe em memorizar essas fórmulas, isso acontecerá naturalmente conforme você for aplicando- as em exercícios.
Resolva os exercícios resolvidos. Nos livros- textos, costuma- se ter exercícios resolvidos. Tente resolvê-los sem olhar a solução. Se tiver dificuldade, veja a parte que está com dificuldade e volte na resolução até conseguir chegar na conclusão sozinho.
Desta forma, para dominar a teoria temos que:
  • Conhecer a linguagem matemática e seus símbolos;
  • Aprender as definições matemáticas;
  • Relacionar a teoria com alguma aplicação no dia a dia;
  • Criar lista de fórmulas e expressões matemáticas;
  • Resolver os exercícios resolvidos.
Está gostando deste artigo?
Insira aqui o seu email para receber gratuitamente dicas de matemática! ( é grátis)

privacy Respeitamos a sua privacidade e não achamos nada legal spam.

4) Pratique exercícios

como aprender matematica 4
"Cada problema que resolvi tornou-se uma regra, que serviu depois para resolver outros problemas."
René Descartes
Assim como para se tornar um grande maratonista é necessário muito treino e dedicação. Para ficar bom em matemática é preciso praticar muitos exercicios de matematica. Muito mesmo!
Para resolver problemas matemáticos, primeiramente entenda o enunciado da questão e saiba qual é o seu objetivo. E so matematica não resolve! O português e a interpretação de textos também são muito importante. Sempre se pergunte: O que o exercício quer? Não despreze a interpretação de texto. Vejo muitos estudantes que sabem as definições matemáticas mas não conseguem resolver o problema por não entender o que o exercício pede. Não tem como separar, para ser um bom matemático você precisa dominar bem a língua portuguesa e saber interpretar textos.
Uma vez entendido o enunciado do problema, divida o exercício em quantas partes forem necessárias para solucioná-lo e vá resolvendo por partes. Ao final, conecte todas essas partes e chegue na solução. Cuidado para não repartir demais o problema e esquecer qual é o seu real objetivo.
Erre bastaste. quanto mais erros você cometer, mais você aprenderá. A cada erro você tirará uma nova lição e assimilará melhor o conteúdo. Não desanime. Identifique os seus erros e refaça as questões erradas buscando entender em que parte você errou.
Uma outra forma de aprender matemática é praticando exercícios com jogos de matemática. Utilizar as novas tecnologias para estudar matemática tem demonstrado ser uma forma muito eficiente para assimilação e retenção do conteúdo. Aqui no Matematicazup temos uma plataforma de jogos educativos de matemática muito boa e divertida para você aprender matemática brincando.
Desta forma, para praticar exercícios temos que:
  • Entender o enunciado do problema;
  • Dividir o exercício em problemas menores;
  • Errar e aprender com os erros;
  • Utilizar jogos de matemática para assimilar e reter o conteúdo.

5) Tire todas as suas dúvidas

como aprender matematica 5
"A dúvida permite extrair um núcleo de certeza, que cresce a medida que ela se radicaliza: É indubitável que, se duvido, penso."
René Descartes
Quando estiver praticando exercícios coloque uma interrogação naqueles problemas que você não conseguiu resolver. Durante a correção de exercícios, tire suas dúvidas e esclareça as questões em que você apresentou dificuldade. Assim que puder, resolva- o novamente entendendo a parte que não tinha ficado clara.

Conclusão

Como disse no início, matemática é a interpretação e representação dos acontecimentos da natureza. E se você domina bem a matemática terá maior facilidade em solucionar os problemas do dia a dia. Daí a importância de conhecer e gostar de matemática.

Para isso, mostrei neste artigo 5 passos para aprender matemática, que são estes:
  1. Escolha o melhor material para estudar matemática
  2. Organize o local e horário de estudos
  3. Domine a teoria
  4. Pratique exercícios
  5. Tire todas as suas dúvidas

Siga esses passos e tenho certeza que seu desempenho em matemática passará para outro patamar.


Dicas importantes em vídeos:

 
Estudando tabuada de for lógica

 
 
Estudando as quatro Operações









A Coordenação

Nenhum comentário: