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Livro Escritores da Periferia

Livro Escritores da Periferia
Uma produção dos alunos da escola Edílson Façanha

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

PROJETO HORTA ESCOLAR



 FASES DO PROJETO

1ª – ELABORAÇÃO (Agosto 2013)

2ª – APRESENTAÇÃO E OBJETIVO DO PROJETO(Agosto 2013)

3ª – CAPTAÇÃO DE RECURSOS (Setembro/2013)

4ª – AQUISIÇÃO DE MATERIAL (Setembro/2013)
Terra vegetal sem estrume ou aditivos, grama cortada, carvão, sementes ou mudas sem aditivos

5ª – OFICINA DE PLANTIO HORTA CASEIRA/   (Outubro/2013)
DINAMICA AUTO EXAME DA AÇÃO PRATICADA

6º - PLANTIO (continuamente)

7º - MANUTENÇÃO (continuamente)

8º - COLHEITA (Verificar tabela de plantio)

9º - OFICINA CULINÁRIA/                                                                                          (Dezembro/2013)
DINAMICA PRÁTICA DO PENSAMENTO ESENTIMENTODE GRATIDÃO

10º - RELATÓRIO DAS DISCIPLINAS ENVOLVIDAS (Dezembro)













 Apresentação


O Projeto Horta Educativa, no presente momento, faz parte de uma Ação Pedagógica voltada aos alunos do 9º A, que envolve vivências práticas e teóricas sobre Educação Ambiental e Humana, que tem como objetivo principal desenvolver o sentimento de cuidar das pessoas da Escola Edilson Façanha. Sua finalidade é proporcionar a aquisição do conhecimento acerca dos variados aspectos que envolvem o ser humano, sua relação com a natureza e com o transcendente, de forma prática e também mediada por meio de ações reflexivas, exercidaspor alunos eeducadores no espaço da horta, em salade aula ou outros ambientes educativos da escola.Sensibilidade, amor, espirito critico, criatividade, companheirismo, participação, amizade, afetuosidade, solidariedade e com potencialidade positivaé o perfil que desejamos trabalharem nossoseducandos durante mediaçõespedagógicas do projeto, cuja autoestima advinda dessas relações mais humanizadas, possa abrir espaços para integração e socialização, adequando o nosso objetivo com os anseios de nossa clientela, entrelaçados pelos objetivos das diferentes áreas do currículo.Desconstruir hábitos e atitudes em relação ao meio ambiente, à agricultura e à alimentação natural, contribuindo,sobretudo, com o processo de formação do elemento social e ecológico.E ao mesmo tempo buscamosfavorecer o desenvolvimento do projeto, estimulando o comprometimento com asocialização de práticas diversificadas.Pretendemos, também, oportunizar a apropriação dos sentimentos e dos conhecimentos, reescrevendo a história de nossos aprendizes e da própria escola através da educação integral de valores, virtudes, conceitos e preceitos, que atingempor extensão acomunidade, tendo em vista que a transformação de nossos clientes, favoreceatransformaçãode todosfamiliares. Desta forma, através das atividades de horticultura, se fomenta maior interação com o meio escolar, de forma sensível e consciente na prática daeducação para a sustentabilidade e cidadania.



OBJETIVO

Tendo em vista, a preocupação da Gestão da Escola Edilson Façanha com as ações destrutivas, mau comportamento, falta de objetivo e o não comprometimento com a aprendizagem dos alunos do 9º Ano “A”, turno da manhã, desejamos restituir aos nossos discentes a oportunidade de contribuir com sua transformação. Procuramos promovendo a preferência desses alunos pelo bem, pelas práticas de virtudes, desenvolvimento da cortesia, bons pensamentos e sentimentos, capacidade de acreditar, perdoar, sonhar, idealizar e agir para construção de um mundo melhor.


AÇÃO DE DESENVOLVIMENTO
Educar para a sustentabilidade através  de ações dinâmicas pelo protagonismo escolar de alunado e docentes, voltadas à (re)descoberta do conhecimento, ao fortalecimento de vínculos com a família e retomar a capacidade de formar amizade dos adolescentes, ampliando as ações pedagógicas que se efetivam durante todo o processo, do espaço da sala até a área da horta, por meio de observações doscomponentes naturais e humanas: fauna, flora, solo, vento, sol, chuva, comportamento, percepção, altruísmo, companheirismo, participação, espirito de busca. Na horta serãorealizadas práticas de cultivo desde o preparo do solo até a colheita, podendo ser cultivadas com música ao fundo, preparação do momento, focando sempre o valor nutricional de cada planta, sua importância parasaúde e a garantia da sustentabilidade. Em sala essas ações são fomentadascomo base do currículo favorecendo ao professor tecer os temas correlacionados.


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