Total de visualizações de página

Translate

Livro Escritores da Periferia

Livro Escritores da Periferia
Uma produção dos alunos da escola Edílson Façanha

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

I ENCONTRO PEDAGÓGICO 2014





Façanha discute ações educacionais para 2014
Gestor, coordenadores, e Professores  discutindo educação.

“Se você quer construir um navio, não mande os homens buscarem madeiras, não distribua tarefas, e não dê ordens. Em vez disso, ensine-os a almejar o vasto e infinito mar” (Autor desconhecido)..
Foi sob a reflexão desse pensamento, que no dia 20 de Janeiro/2014, Gestor, Coordenadores Pedagógico, de Ensino, Administrativo e professores, se reunira  para planejar e socializar as ações pedagógicas e de ensino, que serão aplicadas este ano na escola estadual de Ensino Fundamental Edílson Façanha – bairro Calafate Rio Branco Acre/Brasil. Na abertura do encontro, os participantes foram recepcionados com a música “É preciso saber viver” - TITÃS.
Em seguida, vivenciaram uma dinâmica em que cada um, se imaginava dentro de um avião, e devido às turbulências, todos os passageiros eram obrigados a se libertar de algo que mais estaria incomodando. “Essa dinâmica foi uma forma de apresentar aos nossos professores, principalmente, as diversas maneiras e possibilidades que temos de nos libertarmos de tudo que pode impedir nossos sonhos, nossos ideais, nossas conquistas, nossos avanços inclusive nos conhecimentos, enquanto educadores.

E ao mesmo tempo, fazê-los refletir das grandes possibilidades que todos temos de sermos sempre melhores e capazes de superar qualquer obstáculo que possa surgir no nosso dia a dia seja na vida pessoal, seja no campo profissional” – (DULCE AGUIAR) - Coordenadora Pedagógica. Na problematizarão, foi apresentando um (vídeo/Águia) que tem como referências, a força, a renovação, e a visão ampla e muito além do que se pode imaginar.
O passo seguinte foi a divisão em grupo. Cada um ficou responsável pela elaboração das ações pedagógicas que serão adotadas este ano. Discutindo por disciplina, cada grupo após as conclusões a cerca do que faria parte do seu plano de trabalho em sala de aula, socializou para os demais presentes oportunizando-os a conhecerem quais materiais serão trabalhadas e em que época, o que possibilitou a completa interação inclusive dos dois turnos. (Manhã/Tarde). Quando o professor trabalha os referenciais como pesquisa de livros, e demais fontes de conhecimento, e consegue interagir com os colegas, também lhe possibilita trabalhar sempre em sintonia com todos.
Ou seja: Se um professor de matemática vai apresentar um tema para os seus alunos já no primeiro semestre, e o outro também da mesma disciplina e o mesmo assunto, só no segundo semestre, quando há essa troca de experiências, podem se unir e juntos escolherem uma única data. Essa socialização, sempre trás grandes benefícios principalmente para os alunos, pois serão mais turmas envolvidas, mais pesquisa, e mais conhecimento sendo explorado atingindo todas as possibilidades de aquisição para um envolvimento muito maior e participativo principalmente no que se refere as pesquisas e até mesmo a confecção de materiais didáticos (ilustrativos). Sem contar com a importância da socialização entre as turmas. Relatou a Coordenadora Pedagógica.
Compartilhando conhecimentos.
No período da tarde, o retorno ao trabalho aconteceu sob o som da música “Conquistando o impossível”. (JAMILY).
Seguindo a mesma metodologia, os participantes ampliaram as discussões, e finalizaram o encontro mais uma vez, socializando todos os conteúdos que foram aprovados pelos grupos  e que servirão como meta a serem alcançadas em 2014. 
No final do último turno (tarde), o Gestor Valdemir Nicácio parabenizou a todos pela dedicação, e fez questão de dizer que poderão sempre,  contar com o seu apoio no que for necessário para que cada vez mais, a escola Edílson Façanha, seja um referencial de qualidade e excelentes resultados. Ele falou também, sobre os recursos auxiliares que a escola dispõe para serem utilizados principalmente nas pesquisas de professores e alunos.
Para DULCE AGUIAR, foi gratificante ver a união de todos em prol da melhoria da educação. Segundo ela, isso foi percebível com as dinâmicas, as socializações, e as problematizações em que cada colega, foi flexível quanto ao conteúdo a ser escolhido e compartilhado. Perguntada sobre como ela está se sentindo em ter assumido recentemente o Cargo de Coordenadora Pedagógica da escola, respondeu: “Senti-me acolhida. Tem pouco tempo que estou fazendo parte da equipe gestora, mas estou me sentindo em casa. Sinto que aqui, os profissionais têm autonomia e isso é muito bom tanto para a coordenação, quanto para o demais servidores em geral”.
O Gestor Valdemir Nicácio, também comentou sobre o encontro. (Foi um organizar a escola) para uma atuação única em todos os turnos. O objetivo é que todos trabalhem coesos. Ele falou ainda, da realização de dois  projetos básicos. No primeiro semestre, que serão voltados para a realização da copa do Brasil, e o segundo, sobre o meio ambiente.
Momento de concentração.
Tema que diga se de passagem, sempre foi prioridade para a escola inclusive, com desfile  realizado ano passado (Dia da Amazônia), entre outros trabalhos envolvendo o tema também inclusive sobre saneamento e preservação ambiental principalmente do solo, e da água. No segundo Semestre, acontecerá a II Feira de Cultura e Cidadania que foi realizada pela primeira vez ano passado, com muito sucesso. A escola conseguiu organizar uma variada programação  de exposições, danças, teatro, música,  artes e  outros temas ligados a educação, cultura, e conhecimentos diversificados. O evento uniu alunos, pais, e comunidade. A feira também conseguiu   parcerias com instituições inclusive universidades, e acrescentou ao seu evento que teve duração de uma semana, atendimentos na área de saúde e jurídica.  Ainda segundo o diretor, a exemplo do ano passado, em que a escola desenvolveu várias atividades extraclasse, em 2014, as atenções estarão mais voltadas para o estudo em sala de aula. Ele também falou da sua expectativa com a vinda de novos professores contratados.
gestor Valdemir Nicácio com os professores.
“Estão cheios de vontade de melhorar ainda mais os índices de aprovação  que em 2013, atingiram a meta de 95.5%. Em 2014, que sejamos ainda melhor”!Palavras do Gestor.

Nenhum comentário: