Total de visualizações de página

Translate

Livro Escritores da Periferia

Livro Escritores da Periferia
Uma produção dos alunos da escola Edílson Façanha

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Educação Empreendedora é tema de projeto na Escola Edilson Façanha

     
Alunos da Escola de Ensino Fundamental Edilson Façanha, no bairro Calafate, em Rio Branco, participaram do Projeto Aluno Façanha Empreendedor. A parceria com a Secretaria de Pequenos Negócios, associação de moradores, rede de mulheres e Sebrae foi concretizada no sábado, 3, na própria escola.  "É um projeto para trazer a comunidade para a escola, para que ela se sinta responsável tanto pelo patrimônio como pelo ensino ", explicou Valdemir Nicácio, gestor da Escola. 
Show de talentos e entretenimento foram os negócios mais visitados / Fotos: Celis FabríciaShow de talentos e entretenimento foram os negócios mais visitados / Fotos: Celis Fabrícia
No período de preparação do projeto os alunos assistiram a palestras do Sebrae. Com as noções básicas recebidas, puderam repassar informações à comunidade sobre, por exemplo, como ser um microempreendedor individual. "É a pessoa que trabalha por conta própria, só que é legalizada. É uma pessoa trabalhando e pode ter o ajudante dele ", explicou Thalita Maria Grube Lima Miranda, aluna do 9° ano. 
Foram dois meses de preparação que incluíram agenda de negócios, palestras, instrução jurídica e abertura do empreendimento. Cada adolescente contribuiu para montar o capital de giro, além de receber incremento em torno de 10% dos recursos da escola. "Como na escola não vendemos sorvete, pensamos que ia dar muito dinheiro" Elias de Maia, 15, aluno do 9ano.
A estudante Thalita Miranda explicou como se tornar um microempreendedor /Fotos: Celis FabríciaA estudante Thalita Miranda explicou como se tornar um microempreendedor /Fotos: Celis FabríciaA escola tem 1.258 nos três turnos. Cada uma das seis turmas do 9º ano ficou responsável por montar o próprio negócio. Entretenimento, jogos, alimentos, teatro, show de calouros, objetos com material reciclado e brechó foram as atividades apresentadas. O valor arrecado pelos alunos será utilizado para a colação de grau.

Com o projeto, além dos conteúdos escolares, os alunos são incentivados a desenvolver habilidades e competências em outros aspectos da vida." A escola tem que preparar o aluno para a área profissional, as práticas sociais, por isso desenvolvemos vários projetos com os alunos além da prática pedagógica", destacou Elson Mariano, coordenador de ensino.

Nenhum comentário: