Total de visualizações de página

Translate

Livro Escritores da Periferia

Livro Escritores da Periferia
Uma produção dos alunos da escola Edílson Façanha

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Convite especial

Convite Especial
A Escola Edílson Façanha convida a todos os alunos, pais e funcionários para participar de nossa Feira cultural America, Cultura e Show a ser realizada no sábado (5/12) nas dependências da escola, no período de 7h às 13h.
Neste evento, os alunos vão apresentar atividades artísticas sobre a America e sua cultura.
Além disso, serão vendidas algumas comidas tipicas e um estrogonofe de galinha.
Venham e tragam sua família para prestigiar o evento.
Comidas a 6,00 reais
Lanches 3,00

Apresentação do Projeto
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA EDÍLSON FAÇANHA
PROJETO FEIRA CULTURAL AMÉRICA LATINA, CULTURA E SHOW
I – APRESENTAÇÃO
O projeto cultural “América Latina” é destinado à comunidade escolar, que tem como culminância à apresentação dos trabalhos elaborados por professores e alunos da Escola em questão. Dessa forma, o projeto memoria a questão da diversidade cultural presente num conjunto de países que compõem a América Latina.
Trabalhando os aspectos lineares e transversais ao currículo do aluno do Ensino Fundamental e, mais especificamente, do Ensino fundamental II, a proposta é proporcionar aos alunos momentos de “situações-encontros” que possam atrelar o ensino da cultura, história, culinária e tantos outros pontos perseguidos nos objetivos deste trabalho à questão do respeito e à apreciação de forma prazerosa à toda essa diversidade cultural latino-americana.
O projeto traz a lume o trabalho dos alunos da Escola Edilson Façanha relativo aos seus conhecimentos escolares frente às oportunidades de manifestação e observação da diversidade cultural dos países que compõem o Continente.
Dessa forma, são desenvolvidas de duas formas:
Individual - levando o alunado a refletir sobre as diferenças e semelhanças existentes entre sua cultura e a cultura dos demais países que compõem a América Latina;
Coletiva – com a culminância dos trabalhos elaborados no decorrer de todo o processo de aquisição do conhecimento relativo ao tema do projeto.
O aluno deve sentir-se integrante da América Latina, reconhecendo que os países pertencentes a este Continente possuem semelhanças e diferenças em suas trajetórias nas questões políticas, culturais e econômicas.

II – JUSTIFICATIVA

O projeto cultural que tem por tema “América Latina, Cultura e Show” tem por um objetivo maior ampliar a visão cultural do aluno, valorizando a cultura, as comidas típicas, os aspectos históricos e geográficos, as danças, o idioma, e as crenças de diversos países, inclusive as do Brasil;
Ante o exposto, o aluno perceberá que o processo de ensino-aprendizagem deve ser constituído a partir da pesquisa do mesmo, tendo ele o professor como um orientador facilitador que o estimulará nesse processo, dentro de seu pré-início social, cientifica e intelectual de desenvolvimento.
Dessa forma, o aluno deverá sentir-se parceiro, ativo, participativo, produtivo e reconstrutivo, frente aos seus conhecimentos, podendo opinar de forma lógica e criticamente, sendo então, um cidadão autônomo em suas decisões, trabalhando, sobretudo, os valores transversais, como socialização, amizade, respeito, ética, etc.
III – OBJETIVOS
1. Objetivo Geral: Proporcionar aos alunos a ampliação do conhecimento a respeito da diversidade cultural dos países que compõem a América Latina, bem como sua influência para com o mundo.
2. Objetivos específicos
Promover a interdisciplinaridade;
Apresentar aos alunos e a comunidade escolar a cultura, a comida, a dança, a música, oriundas dos diversos países latino-americanos;
Valorizar a utilização de produtos típicos da diversidade cultural da América Latina;
Contextualizar os encontros educacionais, com conteúdo que desperte, no aluno, o interesse pela pesquisa, valorização e reconhecimento da cultura dos países em questão;
Conscientizar o aluno sobre a importância da história, economia, política e cultura desses países;
Identificar os grandes destaques de cada país nas diversas áreas.

Nenhum comentário: