GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
SECRETARIA DE ESTADO DE
EDUCAÇÃO
ESCOLA EDILSON FAÇANHA
PROJETO FEIRA CULTURAL
AMÉRICA LATINA, CULTURA E SHOW
I – APRESENTAÇÃO
O projeto cultural “América Latina” é destinado à comunidade escolar,
que tem como culminância à apresentação dos trabalhos elaborados por
professores e alunos da Escola em questão. Dessa forma, o projeto memoria a
questão da diversidade cultural presente num conjunto de países que compõem a
América Latina.
Trabalhando os aspectos lineares e transversais ao currículo
do aluno do Ensino Fundamental e, mais especificamente, do Ensino fundamental
II, a proposta é proporcionar aos alunos
momentos de “situações-encontros” que possam atrelar o ensino da cultura,
história, culinária e tantos outros pontos perseguidos nos objetivos deste
trabalho à questão do respeito e à apreciação de forma prazerosa à toda essa
diversidade cultural latino-americana.
O projeto traz a lume o trabalho dos alunos da
Escola Edilson Façanha relativo aos seus conhecimentos escolares frente às
oportunidades de manifestação e observação da diversidade cultural dos países
que compõem o Continente.
Dessa forma, são desenvolvidas de duas formas:
ü
Individual -
levando o alunado a refletir sobre as diferenças e semelhanças existentes entre
sua cultura e a cultura dos demais países que compõem a América Latina;
ü
Coletiva – com a culminância dos trabalhos
elaborados no decorrer de todo o processo de aquisição do conhecimento relativo
ao tema do projeto.
O aluno deve sentir-se integrante da América
Latina, reconhecendo que os países pertencentes a este Continente possuem
semelhanças e diferenças em suas trajetórias nas questões políticas, culturais
e econômicas.
II –
JUSTIFICATIVA
O projeto cultural que tem por tema “América Latina,
Cultura e Show” tem por um objetivo maior ampliar a visão cultural do aluno, valorizando a cultura, as comidas
típicas, os aspectos históricos e geográficos, as danças, o idioma, e as
crenças de diversos países, inclusive as do Brasil;
Ante o exposto, o aluno perceberá que o processo de
ensino-aprendizagem deve ser constituído a partir da pesquisa do mesmo, tendo
ele o professor como um orientador facilitador que o estimulará nesse processo,
dentro de seu pré-início social, cientifica e intelectual de desenvolvimento.
Dessa forma, o aluno deverá sentir-se parceiro,
ativo, participativo, produtivo e reconstrutivo, frente aos seus conhecimentos,
podendo opinar de forma lógica e criticamente, sendo então, um cidadão autônomo
em suas decisões, trabalhando, sobretudo, os valores transversais, como socialização,
amizade, respeito, ética, etc.
III –
OBJETIVOS
1.
Objetivo Geral: Proporcionar aos alunos a ampliação do conhecimento a respeito da
diversidade cultural dos países que compõem a América Latina, bem como sua influência
para com o mundo.
2.
Objetivos específicos
ü Promover a interdisciplinaridade;
ü Apresentar aos alunos e a
comunidade escolar a cultura, a comida, a dança, a música, oriundas dos
diversos países latino-americanos;
ü Valorizar a utilização de produtos típicos da
diversidade cultural da América Latina;
ü Contextualizar os encontros educacionais, com
conteúdo que desperte, no aluno, o interesse pela pesquisa, valorização e
reconhecimento da cultura dos países em questão;
ü Conscientizar o aluno sobre a importância da
história, economia, política e cultura desses países;
ü Identificar os grandes destaques de cada país nas
diversas áreas.
IV–
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
- Matemática -
Português - Arte
- História -
Geografia - Educação Física
- Inglês -
Ciências - Religião
V–
PROFESSORES RESPONSÁVEIS PELAS TURMAS
7º A – Colômbia, Ana Débora
7° B – Argentina, Conceição e Victor Alab
7º C – Canadá, Herlen
7º D – Venezuela, Jaqueline
7º E- Brasil, Érica
7º F – EUA, Marinete
7º G – Uruguai, Luana
7º H – Peru, Keite
8º A – Jamaica, Kelfren
8º B – México, Márcia
8º C – Bolívia – Antonio e Juliano
8º D – Cuba, Giselda e Poliana
Projeto Poronga – África, Gabriela, participação
especial
VI –
DESENVOLVIMENTO
DESENVOLVIMENTO
I - GERAL
- Planejamento das atividades a serem executadas;
- Divulgação do projeto aos professores e alunos;
- Elaboração dos trabalhos a serem apresentados;
- “Apresentação final do Projeto – Feira cultural
América Latina”
- Culminância – Apresentação dos trabalhoselaborados
pelos alunos.
DESENVOLVIMENTO
II
Os professores responsáveis pelas turmas
acompanharão o processo de elaboração dos trabalhos nos seguintes aspectos:
ü Pesquisar sobre o país de sua turma;
ü Nortear o trabalho prático;
ü Escolher a forma de apresentação dos trabalhos,
observando-se as seguintes áreas: culinária, esporte, música, dança, cultura e
economia, política.
VIII –
Cronograma
Atividades
|
Meses
|
|||||
Jul/15
|
Ago/15
|
Set/15
|
Out/15
|
Nov/15
|
Dez/15
|
|
1.
Elaboração
do Projeto
|
x
|
|
|
|
|
|
2.
Socialização
do Projeto
|
|
|
|
x
|
x
|
|
3.
Divulgação
do Projeto
|
|
|
|
|
x
|
|
4.
Pesquisas,
produção de trabalhos e ensaios
|
|
|
|
x
|
x
|
|
5.
Culminância
|
|
|
|
|
|
x
|
6.
Avaliação
|
|
|
|
|
|
x
|
IX
– AVALIAÇÃO
Será um trabalho de contínuo acompanhamento,
primeiramente de modo individual e posteriormente, global dos alunos. Assim,
eles serão avaliados nos aspectos concernentes ao interesse, a consciência
crítica dos conteúdos trabalhados em sala de aula e fora dela – na pesquisa -,
bem como sua manifestação e disponibilização à elaboração dos trabalhos a serem
expostos.
Em fotos
Nenhum comentário:
Postar um comentário