Total de visualizações de página

Translate

Livro Escritores da Periferia

Livro Escritores da Periferia
Uma produção dos alunos da escola Edílson Façanha

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Poesias em Foco


A emoção das palavras

A linguagem escrita, talvez, seja a descoberta mais fascinante do homem. Com ela podemos expressar minuciosamente tudo o que até mesmo os sons da nossa fala não conseguem.
Integrando a Feira Cultural e de Cidadania que está acontecendo na Escola Edílson Façanha Bairro Calafate capital de Rio Branco estado do Acre, as turmas do OITAVO ANO do Ensino Fundamental (Manhã e tarde), orientadas pela professora Maria Margarida da Silva Melo, dentro da temática (língua Portuguesa produção textual), produziram verdadeiras obras literárias em forma de poemas.
Segundo a professora, todos os textos expostos são originais e foram criados pelos próprios alunos que usaram suas próprias vivências como inspiração.
Ainda segundo a professora, seu trabalho foi de apenas apresentar os modelos de poemas. “A criatividade das turmas, e a qualidade dos trabalhos, sinceramente me surpreenderam. Todas as minhas expectativas foram superadas. ”Acrescentou a professora.
Das obras expostas, apenas 59 serão declamadas. Mas o importante é ver o mural da criatividade e da arte poética, exposto para que todos possam se deleitar no prazer de sentir o talento que essa galera tem.
Numa breve conversa Com José Anderson, Yandri Gomes e Alexandre de Souza, ambos do oitavo ano “E” autores do poema “um dia de cada vez”, quis saber o que levou-os a esse título, e ao próprio poema. A resposta foi surpreendente: “Estamos vivendo muito preocupados com o futuro. E muitas vezes não temos tempo para viver o hoje. Essa preocupação um tanto exagerada, pode causar estres e outras doenças. Por isso que escrevemos o poema para quem ler, possa refletir sobre todo esse processo da vida moderna”. Afirmam os autores.
As também estudantes do oitavo ano, Raquel Nascimento, Rute Nascimento e késia Cristina. Autoras do poema: “Amizade verdadeira”, falaram que a inspiração veio pela importância que a amizade tem na vida de todas as pessoas. Para elas, ter alguém com quem se possa dividir as alegrias e os bons momentos ou até mesmo as dificuldades, é algo que faz bem para qualquer pessoa.
Ludmila do Nascimento, Rodrigo Oliveira, Jhonatan Alves e Maria Hanyella Costa Xavier, optaram pelo mundo da magia ao escreverem o poema “Fadas”. Segundo elas, essa é uma forma de viver um pouco esse mundo de sonhos que permeia todas as crianças. E o poema também é uma forma de homenagear esse mundo de personagens encantados tão explorado na literatura.
Todas as obras literárias produzidas pelos alunos do oitavo ano, serão transformadas em um livro. Quem quiser conhecer mais esse fascínio da inspiração, visite a escola estadual Edílson Façanha localizada no bairro Calafate, ou visite o nosso blog www.escolaedilsonfacanha.blogspot.com que toda semana será publicado um poema até mostrar toda a obra. E se você puder, comente sobre a leitura e de qual você gostou mais. Nossos autores agradecem a sua interação.



Nenhum comentário: