Total de visualizações de página

Translate

Livro Escritores da Periferia

Livro Escritores da Periferia
Uma produção dos alunos da escola Edílson Façanha

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Consciência Negra em Foco

Somos negros por que somos brancos, somos brancos por que somos negros...

A escravidão no Brasil começou no início do século XVI, quando os colonos começaram a usar os índios ara trabalharem na agricultura.  A implacável resistência dos religiosos, fez com os mesmos começassem a trazer negros da África para trabalhar nos engenhos de cana de açúcar principalmente  na região nordeste.
Vivendo e sendo tratados como escravos, os negros não tinham direito se quer de manter suas culturas e tradições. O trabalho era sempre forçado e sob os açoites. (surras). Suas atividades eram diversas; atuavam nas plantações de cana, agricultura, mineração, e serviços domésticos na casa dos “Senhores”.
A mão de obra de graça, já que os escravos trabalhavam apenas pela comida, fez com que o Brasil relutasse para não acabar com a escravidão. Afinal, era conveniente para os exploradores, contar com o trabalho não remunerado sem ter direito se quer, a uma alimentação digna. Submetidos a mais absoluta obediência dos seus “Donos”, os negros que se atreviam a reclamar de alguma coisa tinham sempre como punição os “Chicotes”, e muitas vezes, essa barbárie acontecia com os mesmos  amarrados nos troncos de árvores.
Quando um negro em conseqüência das torturas recebidas,morria, era como se morresse um isento qualquer. Ninguém era unido responsabilizado. Qualquer coisa virava motivo de severas punições.
Foram décadas e mais décadas, de sofrimento ara os negros. A Inglaterra foi o primeiro pais no mundo, a abolir esse tio de exploração da raça humana em 1833. Infelizmente, seu exemplo não foi seguido inclusive pelo Brasil que mesmo recebendo sanções econômicas do Governo Inglês, não aceitava a abolição e  continuou importando negros da África em navios conhecidos como “navios negreiros”. Eles eram transportados como animais. Milhares morreram nessa travessia vítimas de doenças e maus tratos.
Diante da relutância do Brasil de não conceder a libertação dos negros, a Inglaterra passou a vigiá-lo via oceanos chegando inclusive a interditar alguns navios que carregavam os Africanos.
No longo período em que aconteceu a escravidão, começaram a surgir os movimentos no próprio Brasil pela alforria (libertação) dos escravos. Pressionada, no dia 13 de Maio de 1888, a Princesa Isabel, assinou a lei áurea que determinou o fim da escravidão.

Vale lembrar e refletir que: A dívida que o Brasil tem com os negros, é grande demais para ser paga . Mas, o importante é que cada vez mais, estão sendo criadas leis que punem com mais rigor as atitudes racistas e preconceituosas.  Parabéns a todos os negros e seus descendentes. (Uma homenagem da escola estadual de Ensino Fundamental Edílson Façanha) ao dia da Consciência negra comemorado Ontem 13 de Novembro. 

Nenhum comentário: