Total de visualizações de página

Translate

Livro Escritores da Periferia

Livro Escritores da Periferia
Uma produção dos alunos da escola Edílson Façanha

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Silencio! Estamos transformando...
Todas as tardes, os olhares se voltam para uma grande roda. Objetos, mãos que se movem a todo o instante; ferramentas diversas, olhares atentos, concentração absoluta...
A frente dessa saudável vivência, um olhar feminino. Terno? Nem sempre. É preciso, às vezes, usar o rigor das palavras para ensinar o que se faz necessário a nova estrada que está sendo construída.
E assim, as tardes passam lentamente... No final de cada dia, é possível admirar as obras de arte que tantas mãos produziram.
De longe, deleito-me com a paz que permeia o ambiente. Como num passe de mágica, adolescência e juventude juntas, produzindo sonhos, construindo caminhos, olhando novos horizontes e preparando um amanhã de fato, sólido.
Ainda sob o olhar atento da mulher que às vezes age feito mãe, e às vezes age feito militar que gosta de regras e disciplina, acompanho discretamente o desenrolar dessa história costurada com respeito, normas, regras e liberdade absoluta de criar, planejar e socializar cada novo invento.
É hora de ir embora. E mais uma vez, todos, educadamente, se enfileiram no Hall da escola para o último cumprimento de mais um dia de vivência e assinar mais um compromisso de no próximo amanhã está de volta outra vez...

(Essa é a realidade vivida a cerca de três meses na escola estadual de Ensino Fundamental Edílson Façanha pela soldada PATRICIA COSTA do setor pedagógico da Policia Militar de Rio Branco – Acre Brasil.) e seus 46 alunos da Guarda Mirim da Policia Militar.
A turma é composta por estudantes das escolas: Henrique Lima, Edílson Façanha, João Calvino e Fundação Bradesco. A idade varia de 13 a 18 anos, e esses alunos também fazem cursos profissionalizantes para atuar no mercado através do PRONATEC.
Segundo a soldado Patrícia, o objetivo do curso é: Além de evitar que fiquem nas ruas no período em que não estão na escola expostos à violência, também ensinar-lhes regras da boa convivência, disciplina, socialização, união, respeito ao próximo e compromisso com a preservação do Meio Ambiente por ser voltado para o reaproveitamento do lixo.
Nessa parceria entre escola, Policia Militar, e outros colaboradores, os participantes reaproveitam materiais descartáveis como plásticos e esponjas, para transformá-los em verdadeiras obras de artes. Eles produzem desde banquinhos para sentar feitos de garrafas pets, a tiaras para os cabelos.
É bom demais! Ficar observando essa galera introspecta em meio ao silêncio e a arte de produzir peças lindas de se ver e admirar! Os objetos confeccionados foram expostos na I Feira de Cultura e Cidadania da escola Edílson Façanha realizada de 23  a 29 de setembro/2013.


Prof.ª Maria Antônia

Nenhum comentário: