Total de visualizações de página

Translate

Livro Escritores da Periferia

Livro Escritores da Periferia
Uma produção dos alunos da escola Edílson Façanha

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Solidariedade

Solidariedade e Animal, Mistura Perfeita...

Não basta a educação para dar o gosto refinado das nossas atitudes e palavras. É preciso associá-la à humanização. Essas duas misturas transformam caráter, quebram preconceitos, e unem os mais variados sentimentos. Toda a pessoa que convive com a solidariedade, aprende a praticá-la. Em qualquer circunstância.
E tem lugar mais ideal que uma sala de aula ou uma escola para por na ordem do dia a prática da humanização? Na última semana, a nossa escola de Ensino Fundamental Edilson Façanha (Bairro Calafate Capital, Rio Branco/Acre – Brasil), mostrou que a sensibilidade está presente no seu Método Pedagógico. Um cãozinho foi abandonado na rua da escola todo machucado.
Vendo o sofrimento do animalzinho, todos se voltaram para fazer alguma coisa. Ele foi colocado no pátio de entrada da escola e a mobilização foi total para que alguma coisa fosse feita para amenizar o sofrimento do bichinho. Enquanto os alunos olhavam compadecidos, funcionários localizavam uma clínica veterinária.
O cãozinho foi internado e recebeu todos os tratamentos, mas, infelizmente morreu devido seu grave estado de saúde. Porém, o mais importante foi saber que ele antes de morrer, recebeu cuidados e carinho. Uma rifa foi feita para arrecadar dinheiro para pagar as despesas com o médico. Todos os alunos se envolveram na questão.
Vale ressaltar também que: Nada disso teria acontecido se não fosse a própria sensibilidade do Diretor Valdemir Nicácio e demais equipes técnica e pedagógica que permitiram que toda essa “Operação”, fosse realizada nas dependências da escola.
Apesar do cãozinho não ter escapado, ficou a lição de que o que vale mesmo é a capacidade que temos de poder sentir, viver, e se incomodar com o sofrimento de toda e qualquer vida. Acredito plenamente que é dessa forma que podemos transformar o mundo. Ser educado é principalmente, ter a capacidade de viver e compartilhar os sentimentos mais nobres que permeiam a nossa vida deixando mais leve nossas almas.

Que esse exemplo de humanização dado pela escola Edílson Façanha, seja seguido por todos os educandos e educadores do nosso Brasil. Afinal, jamais seremos capazes de construir dias melhores, se nossos olhos não conseguem ver o gemido de alguém, se nosso coração não conseguir viver a dor de alguém. Enfim, Precisamos aprender a amar todos os momentos de nossas vidas. E como é gostoso viver essa grande experiência dentro de uma escola. Rio Branco Acre Brasil, 21 de Novembro/2013 

Nenhum comentário: