Total de visualizações de página

Translate

Livro Escritores da Periferia

Livro Escritores da Periferia
Uma produção dos alunos da escola Edílson Façanha

terça-feira, 19 de novembro de 2013

O homem e a técnica

Quando falamos de homem e técnica, precisamos ressaltar que a sociedade moderna não pode viver sem esta relação. De fato, os procedimentos técnicos, objetivam resultados mais no campo da Ciência, da Tecnologia, das Artes ou em outra atividade, principalmente na educação.
Assim sendo, a técnica não é privativa do homem, pois também se manifesta na atividade de todo ser vivo e responde a uma necessidade de sobrevivência. Acerca do humano, a técnica surge de sua relação com o meio e se caracteriza por ser consciente, reflexiva, inventiva e fundamentalmente individual em suas práticas sociais.
Por esta razão, o ser humano a aprende e faz progredir, com a imaginação, a sua sociedade em algo que logo que se concretiza na realidade.
Outrossim, a técnica e  Tecnologia respondem ao interesse e à vontade do homem de transformar seu ambiente, buscando novas e melhores formas de satisfazer suas necessidades ou aspirações.
 Dessa forma, a técnica também pode ser passada de geração para geração. Como exemplo, temos os povos Incas, particularmente em Machu Picchu que construíram terraços nas cordilheiras dos Andes, para sua agricultura e estes terraços são dotados de curvas de nível para a proteção das encostas e seus cultivos, hoje utilizadas por toda a agricultura pelo mundo.
Vale ressaltar que na atual escalada da técnica, seria impensável perder todo o medo ao novo e ao desconhecido. A extensão dos poderes que o homem detém já sobre a natureza, obriga, como nunca, ao seu uso ponderado, prudente.
Neste sentido, a verdade é que entre a credulidade absoluta e a antecipação da desgraça, haverá sempre lugar para uma crença vigiada pelo medo. Não aquele medo que paralisa, mas o que previne contra a insensatez e desenfreado aventureirismo.
Você sabe colocar um CD num aparelho e fazê-lo tocar, ou programar um relógio digital para despertar no dia seguinte. Tudo são técnicas, num sentido amplo, sendo o conjunto de métodos e processos aplicados a uma determinada atividade humana.
Observou-se que durante a história, os seres humanos foram adquirindo habilidades e conhecimentos - métodos e processos - para produzir uma infinidade de coisas e realizar uma grande variedade de atividades. Isso lhes possibilitou, entre outros aspectos, adaptarem-se aos mais diversos ambientes que existem em nosso planeta.
Para se adaptar a lugares diferentes os seres humanos precisaram desenvolver técnicas, ou seja, habilidades e conhecimentos para a produção de bens materiais e para a realização de atividades. Tudo o que as pessoas produzem para a satisfação de suas necessidades é considerado um bem material. Roupas, casas, automóveis, caderno, livro, computador, móveis, instrumentos agrícolas, um pote de margarina, um pacote de macarrão, são alguns exemplos de bens materiais.
Em suma, as técnicas, a tecnologia e, ao mesmo tempo, o trabalho vão intermediando o relacionamento das pessoas com a natureza e vão determinando as modificações que ocorrem nas paisagens.

Por
Élson Mariano Arnaldo da Silva

Nenhum comentário: