Total de visualizações de página

Translate

Livro Escritores da Periferia

Livro Escritores da Periferia
Uma produção dos alunos da escola Edílson Façanha

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Justiça e Cidadania


Educação Cultura e cidadania, em sintonia com a lei.

Apesar da constituição garantir que toda pessoa tem direito a defesa ampla e a proteção legal, o acesso a essa realidade ainda está muito distante da grande maioria dos brasileiros. O poder aquisitivo para muitos, não permite buscar na justiça através de um advogado, o reconhecimento dos seus direitos.
 Essa lacuna deixada entre o dever constituído e a realidade econômica e social, deixa a margem da justiça, um enorme vazio que muitas vezes precisa da solidariedade ou de ações de institucionais particulares para que o cidadão possa sentir-se dentro desse processo que envolve justiça e cidadania.
Na semana de Feira realizada pela escola de Ensino Fundamental Edílson Façanha localizada no Bairro Novo Calafate, de 22 a 27 de Setembro/2013, Tanto a comunidade escolar quanto os moradores do local, puderam enfim, contar com atendimento jurídico humanizado e acessível a todos através de uma parceria firmada entre a direção da instituição, e a Faculdade da Amazônia Ocidental – FAAO. Uma equipe de Formandos/2013 em Direito composta pelos estagiários: Claudenice Fernandes, José Montizuma,Raimunda Daniela, Etelvina Pinheiro, Bruna Dantas, Yusclei, e Anna Karina A. Vieira, passou toda a semana da feira, atendendo as necessidades de informações jurídicas da comunidade.
Segundo a equipe, a função dos formandos, é fazer uma triagem de cada caso para ser encaminhado ao Dr. Especializado Igor Clem de Souza responsável pelo escritório de advocacia modelo da Faculdade.
O importante desse atendimento foi que, as pessoas que procuram buscar seus direitos sejam na área cível ou criminal, terão um advogado acompanhando passo a passo a tramitação do processo de forma completamente gratuíta.
Segundo a estagiária Anna Karinna, esse tipo de consulta, funciona de segunda a sexta na FAAO. Qualquer pessoa que queira tirar dúvidas sobre determinado assunto que envolva a justiça, é só procurar a faculdade que será imediatamente atendida.
Ainda segundo Karinna, Qualquer instituição ou representantes de comunidades, podem solicitar a presença do setor jurídico da FAAO. Uma equipe se deslocará ao lugar desejado, e atenderá as demandas relacionadas a infirmações jurídicas do lugar.
Vale ressaltar que: O trabalho que foi realizado aqui na Edílson Façanha, foi considerado de excelência pela comunidade atendida. Vários assuntos forram consultados principalmente na área criminal. Lembrando que desse atendimento, foi gerado mais de 12 processos conforme informações dos atendentes.
Quem se interessar pelos serviços citados, a Faculdade da Amazônia Ocidental está localizada na Avenida ceará sentido Conjunto Tucumã.

Nenhum comentário: