Total de visualizações de página

Translate

Livro Escritores da Periferia

Livro Escritores da Periferia
Uma produção dos alunos da escola Edílson Façanha

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Planeta em Alerta


Estudantes pesquisam a falta de saneamento básico, coleta de lixo, e fazem alertas a saúde do planeta.


Na última feira de Cultura e Cidadania ocorrida de 23 a 27 de Setembro/2013, na escola estadual de Ensino Fundamental Edílson Façanha por sugestão da equipe gestora, as professoras Irismar Alves de Brito e Márcia...Trabalharam com os seus alunos o projeto: Saúde e Saneamento Básico no seu bairro. Onze salas de aula das séries: Quinta, sexta, e sétima coordenadas pelas educadoras, Fizeram inclusive pesquisa de campo fotografando esgotos a céu aberto, e o lixo jogado nas ruas. O material colhido pelos alunos além de conscientizá-los para a importância de dar destino certo ao lixo, e de ter rede de esgoto nas casas como a melhor prevenção de saúde; também serviu para despertar neles, a realidade das suas próprias vivencias e ativar em cada um, a consciência de que cada cidadão, tem o dever de preservar o meio ambiente através das suas próprias ações.
O acervo fotográfico que os estudantes conseguiram produzir, mostra muito bem como está a real situação dos moradores do bairro Novo Calafate onde a escola está localizada. Alguns que foram entrevistados, falaram das consequências negativas que a falta de saneamento básico provoca, e da importância de poder contar com esses serviços tão elementares as prevenções de muitas doenças como: Malária, Hepatites, Dengues, Leptospirose entre outras endemias típicas da região.
Segundo a professora Irismar, Esse projeto já vinha sendo discutido pelas turmas a cerca de seis meses. E vale ressaltar que foi uma das grandes atrações da feira. Inclusive duas maquetes foram feitas. Uma demostrava a cidade que tem rede de esgoto e saneamento. A outra, a mesma cidade sem esses serviços e suas consequências.
Sob a coordenação das professoras, as turmas também confeccionaram folhetos educativos que abordaram questões pouco divulgadas sobre o tempo em que certos objetos levam para se decompor na natureza. Entre os treze itens citados, destaque para: Vidro:Cerca de um milhão de anos. Copinho de plástico: Quase cem anos. Linha de pesca: Mais de 600 anos. Fralda descartável: Cerca de 450 anos. Lixo radioativo como sucata de ventilador: 250.000 anos. Chiclete: cinco anos.
Diante dessas estatísticas preocupantes, aumenta a responsabilidade de cada um, dá destino adequado ao lixo. E com gratidão, a MÃE natureza agradece.

Nenhum comentário: