Total de visualizações de página

Translate

Livro Escritores da Periferia

Livro Escritores da Periferia
Uma produção dos alunos da escola Edílson Façanha

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O uso das novas tecnologias
No contexto escolar

Num mundo globalizado e com grandes avanços tecnológicos não se pode mais conceber um ensino sem o uso das novas tecnologias em sala de aula.
Neste sentido, no contexto escolar atual, é importante usarmos em várias tarefas docentes o computador e seus recursos, visando equacionar nosso fazer pedagógico substituindo um monte de cadernos, agendas e planilhas de papel, que aperfeiçoam o fechamento de notas, o controle de presenças, a emissão do histórico dos alunos.

Igualmente, a atuação do professor se tornou mais fácil ao elaborar suas provas usando programas e softwares modernos usando a internet e editores de texto a sua disposição.

Além disso, os recursos tecnológicos na escola superam a insatisfação dos alunos em relação a aulas ditas "tradicionais", que consistem na maioria das vezes, em aulas expositivas nas quais são utilizados apenas o quadro-negro e o giz.
De fato, o espaço de aprendizagem na internet norteia nossos lares e escolas com todas as suas cores, seus movimentos e sua velocidade, realizando a superação de obstáculos de nossos alunos. Por exemplo, o navegar pelo corpo humano e visualizar a Terra do espaço sem sair do lugar. Por esta razão, é difícil, portanto, prender a atenção do aluno em aulas feitas do conjunto lousa + professor.
Dessa forma, por que fazer o mesmo quando se pode fazer diferente? Uma vez que os alunos gostam tanto de aulas que utilizam a tecnologia, por que não aproveitar essa oportunidade e usá-la a seu favor?

Assim sendo, o professor que utiliza as novas tecnologias, rompe os grandes desafios da educação do século XXI e adentra numa nova metodologia de ensino, objetivando entusiasmar os alunos de maneira ao menos parecida com que são excitados pelos jogos e filmes de alta qualidade em efeitos especiais, facilitando seu aprendizado escolar.
Em suma, a escola democrática e atualizada precisa modernizar-se a fim de acompanhar o ritmo da sociedade e não se tornar uma instituição fora de moda, ultrapassada e desinteressante, visto que as aulas modernizadas pelo uso de recursos tecnológicos têm vida longa e podem ser adaptadas para vários tipos de alunos, para diferentes faixas etárias e diversos níveis de aprendizado.  (Élson Mariano – Professor)


Nenhum comentário: