Total de visualizações de página

Translate

Livro Escritores da Periferia

Livro Escritores da Periferia
Uma produção dos alunos da escola Edílson Façanha

sexta-feira, 24 de junho de 2016

O mundo virtua



 

Nos últimos anos, houve um acréscimo do público jovem e infantil no acesso excessivo nas redes sociais. São adolescentes e crianças viciadas nessa conexão moderna. Isso ocorre, porque os pais ou responsáveis colaboram, quando presenteiam seus filhos com celulares, tabletes, notebooks, smartphones modernos e consequentemente lhes dão autonomia para usarem da forma e no tempo que quiserem. Acreditando que terão maturidade em manter os cuidados na internet, os problemas dão início.

Que a internet é um meio moderno e rápido para buscar informações, trocar ideias, conhecer pessoas interessantes, para se manter atualizado nos acontecimentos do mundo, através de redes como e-mail, facebook, blogs, twitter e sites em geral não tem como negar, todavia adolescentes e crianças se empolgam nas postagens de dados e troca de informações, por não terem exatamente a noção das consequências ou por atitudes espontâneas , características da faixa etária. Assim, acabam não separando o mundo real do virtual.

Por influência de postagens contidas nesse universo de informações da internet, os usuários juvenis mudam o comportamento, tomam como referência e modelo de vida atitudes que possam desviar o caráter, quando visitam sites inadequados com cenas de pornografia, de uso de drogas, de crueldades e de brincadeiras inconvenientes e “loucas”,apresentando assim, rebeldias, atos mais inconsequentes e violentos, principalmente quando fazem amizades com desconhecidos que os influenciam, os convidando para um “mundo novo”, aproveitando-se dessa fase de  curiosidade, que é a da juventude.

Plugados em seus smartphones, os jovens mudam suas rotinas, àquelas horas de lazer, numa partida de futebol, num passeio com colegas, numa descontração com a família e com amigos da escola presencialmente, praticamente não acontece. A conversa “cara a cara” não rola. A comunicação é feita pelo watsapp, por exemplo.  Hoje, o que vale é ficar parado em frente ao celular, sem piscar os olhos diante do colorido de imagens e letras da internet.  Estão virtualmente “viciados”.

Infelizmente, assim como famílias, do passado não tão distante, aquele que retrata o auge das redes sociais tiveram dificuldades para lidar com os riscos oferecidos pela internet, as famílias do presente e do futuro têm e terão o mesmo, pois a tendência é a cada dia essa tecnologia chamativa se inovar e renovar. Cabem aos pais e governantes intervirem com medidas protetivas como palestras bem fundamentadas e punição rigorosa àqueles que ludibriarem nossas crianças e adolescentes por meio do “mundo virtual”. 



Aluno: ADRIELSILVA ( 9º A) – 1º lugar – Competição interna.
Professora: Francisca Freitas Da Silva Pinheiro.
Escola: E. F. Edilson Façanha -Rio Branco – AC, 2015


Nenhum comentário: